pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/02/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/02/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[1999 WRITE THE FUTURE] “COuGhDrOPs (,,Ծ‸Ծ,, )” feat. Cuco & Warren Hue

Tem sido uma viagem bem interessante para os 1999 WRITE THE FUTURE, que surgiram em cena ainda em Outubro passado. Sem nunca tirarem o pé do acelerador, este conjunto musical nascido no seio da 88rising foi soltando singles em catadupa — e recheados de pesadíssimos convidados — até à chegada do seu primeiro LP, lançado na passada sexta-feira. “COuGhDrOPs (,,Ծ‸Ծ,, )” é um os temas mais bonitos do alinhamento de hella (˃̣̣̥╭╮˂̣̣̥) ✧ ♡ ‧º·˚ e tem a participação de Cuco e Warren Hue — apenas dois de um vasto leque de colaboradores, que vai desde Busta Rhymes e Rick Ross aos BADBADNOTGOOD ou à lendária The Budos Band.


[ScHoolboy Q] “Back n Love” feat. Devin Malik

Já não é um teste. ScHoolboy Q vai mesmo lançar um novo álbum. O tão esperado sucessor de CrasH Talk intitula-se BLUE LIPS — quem tiver dúvidas sobre o seu significado, podes encontrar as descrições do termo ao longo deste vídeo — e vai ser editado pela Top Dawg Entertainment no dia 1 de Março. E para mostrar o quão avançado está o processo, o rapper de Los Angeles partilhou até o alinhamento desse projecto e um par de novos singles — a este “Back n Love”, que tem contributos de Devin Malik, junta-se ainda “Blueslides”.


[BbyMutha] “gun kontrol”

“gun kontrol” chegou mesmo a tempo de nos assombrar no último Halloween, mas BbyMutha quis certificar-se que o seu mais recente e apelativo tema continua a causar (bons) pesadelos aos seus ouvintes. A MC de Chattanooga exibe a veia bossy em cima da produção repleta de sintetizadores e 808s assinada por J Rick e torna reféns todos os corações que por aqui se cruzam, como que a pedir para fazerem dela uma das artistas em destaque nas nossas bandas sonoras mais atrevidas para o próximo Dia de São Valentim.


[Chenayder] “For One Last Time”

Há uma primeira e uma última vez para tudo. No caso de Chenayder, é uma canção em tom de despedida que nos faz cruzar com a sua arte, mas o trajecto que leva até aqui não é totalmente desprovido de algumas interessantes conquistas: entre as cadeiras que ainda frequenta do ensino secundário e uma panóplia de influências que vão desde Tyler, The Creator a Billie Eilish, esta jovem artista da Florida começou por alcançar sucesso no Tik Tok através de “Fall” em 2022, tendo editado o primeiro EP no ano seguinte e assinado pela Alamo Records como consequência. No entretanto lançou “Strawberry Perfume” e “Goodbye”, tendo agora em “For One Last Time” a sua primeira edição de 2024.


[DJ Muggs & Mooch] “Trumpets”

Não se deixem enganar pelo tom sereno com que as rimas de Mooch surgem declamadas por entre as texturas sinistras orquestradas por DJ Muggs. “Trumpets” é uma ode à poesia de rua mais crua e avanço inaugural de Rock Star, o álbum colaborativo que vai juntar o emergente rapper de Rochester ao lendário produtor dos Cypress Hill e fundador da Soul Assassins Records no final do mês de Março, dia 29.


[Maxo Kream] “Bang The Bus” (prod. evilgiane)

Já por aqui tinha sido destacado o brilhante percurso que evilgiane tem estado a traçar e o seu currículo não pára de crescer. O produtor de Nova Iorque anda a desafiar as leis do trap e do drill com batias ultra-inventivas e o seu aprimorado toque para a coisa já lhe valeu créditos em temas de Earl Sweatshirt ou Kendrick Lamar & Baby Keem. No mês passado lançou o longa-duração #HEAVENSGATE VOL. 1, dias antes de voltar a ver o seu nome figurar em mais uma ficha técnica, a de “Bang The Bus”, tema escolhido por Maxo Kream para inaugurar o seu catálogo de 2024.


[Masta Ace & Marco Polo] “Jordan Theory”

O sample é bem parecido ao que DJ Premier recorreu para imortalizar os “Skills” de Guru, mas Marco Polo dá-lhe uma volta completamente diferente, descolando-se do êxito dos Gang Starr em todos os aspectos menos num: o sabor a clássico está bem patente neste “Jordan Theory”, tema narrado pelo veterano Masta Ace e saído da tracklist de mais um LP que o artista de Nova Iorque esculpiu em parceria com o beatmaker canadiano, Richmond Hill, editado no final do mês passado pela Fat Beats Records.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos