pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/03/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/03/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[JPEGMAFIA & Danny Brown] “SCARING THE HOES”

Por esta altura já é esperado que toda e qualquer galdéria se tenha posto na alheta. Se não o fizeram ainda, deixamos por aqui, em primeiro lugar, o videoclipe para o tema-título de SCARING THE HOES, o álbum que juntou JPEGMAFIA a Danny Brown e que foi o principal foco por entre os inúmeros lançamentos que ocorreram durante a última sexta-feira. Pegando no conceito da sonoridade glitchy esculpida ao ínfimo detalhe pela dupla, Logan Fields traz-nos a possibilidade de observar os artefactos visuais do digital e em alta definição, saturando o semblante dos artistas com vários filtros e efeitos para uma peça que pode ser visualizada em 2160p.


[Ab-Soul] “GOTTA RAP”

Enquanto uns brincam aos deuses do rap, Ab-Soul arranjou um trocadilho que lhe permite andar em torno do mesmo conceito mas com uma adicional dose de humildade. “GOTTA RAP” rima com “God of Rap” e é, literalmente, tudo o que o rapper da Top Dawg Entertainment necessita de fazer para que os seus versos alcancem o Olimpo, de tão puros e cristalinos que se apresentam em HERBERT, o tão esperado álbum de regresso de um homem que passou demasiado tempo na sombra de Kendrick Lamar e que, em época de balanços, figurou mesmo a lista de melhores trabalhos editados em 2022 segundo as escolhas cá do burgo. O beat de DJ Premier, a fazer lembrar a estética da Golden Age do hip hop, permite a Ab-Soul transcender na faixa que encerra o disco.


[Hit-Boy] “The Tide” feat. Nas

A grandeza celebra-se em dois formatos distintos. Depois de ter ajudado Nas a chegar aos três volumes de King’s Disease, Hit-Boy recruta o lendário MC de Queens para uma das músicas mais sonantes a surgir no alinhamento do seu novíssimo SURF OR DROWN. Em “The Tide”, o par troca versos sobre uma batida que muda de pele a meio, acompanhando assim duas das principais tendências estéticas que tingem o actual momento da prática do rap — primeiro drumless e sample-based, depois numa cadência trap colorida com um sintetizador de tons sublimes.


[Freddie Gibbs] “Zipper Bagz”

“Zipper Bagz” foi um dos temas que mais tracção ganhou de forma natural no alinhamento de $oul $old $eparately. Meio ano após o lançamento desse disco, Freddie Gibbs dá ainda mais destaque à canção produzida por KAYTRANADA ao promovê-la agora com um videoclipe pensado a três cabeças — a sua, a do seu manager Ben “Lambo” Lambert e ainda Harley Astorga. Actualmente na estrada com Maxo, o rapper de Gary, Indiana, revelou este ano à XXL que está a trabalhar em novos projectos com quatro colaboradores distintos.


[Navy Blue] “The Medium / Pillars”

Depois do sprint inicial, agora é tudo uma questão de se manter a um ritmo adequado. Principalmente graças ao output que gerou nos últimos dois anos, Navy Blue não é mais um nome adorado em segredo no circuito do hip hop, mas sim um diamante já lapidado com o próprio suor — um esforço que até já lhe valeu uma digressão na Europa, tendo tido Lisboa como ponto de paragem. Em 2023, Sage Elsesser está a apontar a voos ainda maiores, dado que no final da semana passada editou o seu primeiro LP, Ways of Knowing, pela histórica Def Jam Recordings, do qual salta este duplo single para o formato de vídeo.


[RIMON] “I Choose U” feat. RINI

RIMON tem-se mexido bem nos bastidores e o seu talento tem-lhe conquistado lugares no A COLORS SHOW ou em publicações como a Pitchfork, Vogue ou Complex. É na sua voz que recai uma das maiores certezas quanto ao futuro do r&b e da neo soul no continente europeu, conforme rapidamente percebemos ao escutar os seus dois EPs, I Shine, U Shine (2020) e Digital Tears (2021), para os quais conseguiu até recrutar nomes de maior leva do mercado norte-americano, como são os casos de Denzel Curry e EARTHGANG. No seu novo “I Choose U”, RIMON contracena com o cantor australiano RINI e dá um importante passo rumo ao seu álbum de estreia, previsto para ser lançado no decorrer deste ano.


[ROSALÍA & Rauw Alejandro] “BESO”

Podia ser uma compilação de vídeos da conta Imagens para vc enviar e dizer nós, mas é mesmo a realidade com que ROSALÍA e Raw Alejandro têm de lidar no dia-a-dia. Com recurso a várias gravações espontâneas captadas pelo casal, “BESO” já está a galgar terreno a um ritmo impressionante no YouTube e é a primeira canção de RR, o EP assinado pelos dois artistas na última sexta-feira, a ingressar no domínio do audiovisual. Os magos das batidas Noah Goldstein e Sir Dylan são os outros dois nomes envolvidos na produção integral do curta-duração.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos