pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/03/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/03/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Princess Nokia] “No Effort”

“new era. new music. same me”. Assim se dirigia Princess Nokia ao seu público há um par de semanas, como quem avisa que não tem precisado de um grande esforço para manter a fasquia de sempre. O seu primeiro banger de 2022 sai com “No Effort” num deleitável braggadocio, que exalta a aparência sempre fresh da artista de Nova Iorque com aquela perícia técnica e estética do costume.


[ROSALÍA] “HENTAI”

A pornografia aos olhos da animação japonesa não saem do pensamento de ROSALÍA no mais recente tema de MOTOMAMI a ascender ao estatuto de single. Mitch Ryan conduz o videoclipe para “HENTAI”, uma daquelas pérolas que — e podem incluir “DELIRIO DE GRANDEZA”, “SAKURA”, “BULERÍAS” ou “COMO UN G” nesse lote — encontramos no sucessor de El Mal Querer e que fazem da espanhola uma artista pop diferenciada das demais. Na sexta-feira passada, celebrámos o lançamento do seu novo LP com uma entrevista que foi conduzida por Alexandre Ribeiro.


[Leikeli47] “LL COOL J”

Não. Não é uma ode ao histórico autor “Mama Said Knock You Out”. “Ladies Love Cool Jewelry” é o lema que dá origem ao título da faixa que Leikeli47 revelou no final da última semana, “LL COOL J”. Shape Up, o álbum que lança a 15 de Abril pela Hardcover/RCA Records, vai ganhando cada vez mais forma e já contabiliza quatro avanços — “Zoom”, “Chitty Bang” e “BITM” já por aí andavam a causar estragos.


[Syd] “CYBAH” feat. Lucky Daye

Uma questão impede Syd de dar o próximo passo na sua vida amorosa: “Could You Break a Heart” — “CYBAH”, se quiserem poupar nos caracteres — mostram a ex-frontwoman dos The Internet com o coração nas mãos, agora que o seu próximo trabalho, Broken Hearts Club, foi anunciado para o dia 8 do próximo mês. Lucky Daye junta-se à cantora de Los Angeles em mais uma canção extraída dessa saga, juntando-se aos já revelados “Getting Late”, “Right Track”, “Fast Car” e “Missing Out”.


[Saba] “Come My Way” feat. Krayzie Bone

Poucas vezes recebem o devido crédito e Saba deu um enorme passo no sentido de se romper com essa tradição. “Come My Way” é uma abordagem moderna ao universo dos Bone Thugs-n-Harmony e conta com a presença do próprio Krayzie Bone. O professor não destoa do aluno naquele que é um dos trunfos de Few Good Things, longa-duração lançado por Saba logo no arranque de Fevereiro e um dos discos que, por intermédio de Miguel Rocha, mereceram o escrutínio do Rimas e Batidas durante os último mês.


[Wiki] “All I Need” feat. Earl Sweatshirt

A combinação Wiki x Navy Blue x Earl Sweatshirt era um sonho molhado da comunidade que presta atenção aos que se passa nos canais menos óbvios da cultura hip hop até ao passado dia 1 de Outubro. Tudo graças a Half God, o álbum que os dois primeiros esculpiram juntos nos papéis de rapper e produtor, respectivamente. É lá que mora este “All I Need”, faixa inaugurada com um verso doado pelo autor de SICK!, outro dos projectos que têm ajudado a tingir as páginas do ReB neste primeiro trimestre do ano.


[MIKE] “Makeda”

E se já tivemos por cá Navy Blue (numa esgotadíssima noite na qual marcámos presença) e estamos a preparar-nos para receber Earl Sweatshirt dentro de uns meses, começa a fazer cada vez mais sentido importar para o nosso país estas vozes que vão dando vida ao segmento mais DIY da nova cena rap norte-americana. Foi com tristeza que olhámos para o calendário de MIKE e nos apercebemos que o MC de Nova Iorque parte em breve numa digressão europeia que não contenta datas em Portugal, embora a janela temporal nos permita fazer umas figas de modo a corrigir o cenário — o primeiro concerto no Velho Continente dá-se a 5 de Junho, em Madrid. Seja como for, este já ninguém nos tira: “Makeda” foi o single que MIKE lançou para as plataformas digitais para assinalar o anúncio destes próximos espectáculos.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos