pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[7xvethegenius] “Break Soul”

Aumentem o volume que esta faixa está a soar muito baixa no YouTube. Podem aproveitar e mantê-lo para o que se segue a partir daqui.

7xvethegenius (pronuncia-se Love The Genius) é a mais recente MC a surgir de Buffalo, Nova Iorque, e já conta com o apoio dos pesos-pesados da cidade que está a dar um novo fôlego ao rap de rua. Depois de dois projectos editados, a artista recebeu o convite de Conway The Machine para se juntar ao alinhamento da versão deluxe de From King To A GOD e estreia-se agora pela Drumwork Music Group, o selo editorial criado pelo rapper co-fundador da Griselda, com este seu novo single. O seu próximo passo será editar um novo projecto em nome próprio, que vai contar com o próprio Conway como produtor-executivo.

Durante a subida a pique, 7xvethegenius ainda deixou a sua marca em Midnight Ouroboros, de Deuce Ellis, e contracenou com Labrina e Che Noir, duas outras damas de Buffalo, num dos temas do mais recente LP de Camoflauge Monk.


[slowthai] “VEX”

Há histórias que por mais tristes que sejam fazem brotar flores lindas. Uma delas é a de slowthai, um jovem que canalizou as fases negativas da sua vida em sons e letras disruptivos e completamente anárquicos e viu-se a ser abraçado por uma legião de novos fãs que fizeram o seu nome expandir-se de Northampton para o mundo inteiro. TYRON, o seu mais recente álbum, saiu há pouco mais de uma semana e foi fruto de um esforço conjunto entre a Method Records, a Interscope e a AWGE, com uma lista de colaboradores que contempla gente como o seu habitual produtor Kwes Darko e se estende a James Blake, Skepta ou A$AP Rocky.

Dias após ter elevado “VEX” ao estatuto de single, o rapper recebeu a notícia de que tinha escalado até ao topo da tabela de vendas musicais do Reino Unido pela primeira vez na carreira e agradeceu ao público com um emotivo vídeo em que surge a segurar a estatueta ganha pela distinção. Grande!


[Paris Texas] “HEAVY METAL”

Redesenhar o hip hop ao sabor dos rasgos de guitarra aprendidos através do rock. “HEAVY METAL” é a primeira faixa de sempre fora do universo SoundCloud editada pelos Paris Texas, dupla de Compton que surge inserido numa nova vaga do movimento bedroom pop, à semelhança de nomes como BROCKHAMPTON, JPEGMAFIA, Injury Reserve ou Clairo, esta última que parece partilhar da mesma equipa de management que “agarrou” agora os dois amigos, Louie Pastel e Felix.


[$NOT] “Sangria” feat. Denzel Curry

Beautiful Havoc foi o álbum que, no ano passado, nos apresentou o MC $NOT como reforço da 300 Entertainment. O trabalho sucedeu a – TRAGEDY +, o LP que lhe deu as boas-vindas às principais montras da música no formato digital e onde moram os seus maiores sucessos até à data, “GOSHA” e “Moon & Stars”, duas pérolas do trap que borbulha nos circuitos mais subterrâneos mas que também consegue furar por entre o mercado mainstream. “Sangria”, feito em colaboração com Denzel Curry, é agora o terceiro single a ser extraído de Beautiful Havoc e conta com um videoclipe dirigido por Omar Jones.


[Mach-Hommy] “THBLKGD”

Artista mais esquivo à face do planeta, dono de um catálogo repartido entre plataformas mais ou menos populares e provavelmente o homem mais ocupado do mundo quando o assunto é pedir gentilmente que retirem as suas músicas e letras da Internet quando não publicadas com o seu consentimento — e nem o Genius escapa! Mach-Hommy lançou Mach’s Hard Lemonade no ano passado e não sabemos muito bem para onde vai neste momento. Mas que é ele o “THBLKGD”? Muito provavelmente sim.


[DJ Muggs & Rome Streetz] “Prayers Over Packages”

E a medalha de veterano com o radar mais apurado vai para: DJ Muggs. O lendário produtor dos Cypress Hill volta a recrutar um novo talento das ruas para mais uma edição com o selo da sua Soul Assassins. Rome Streetz é o poeta de serviço em Death & The Magician, um álbum que ainda nem chegou ao universo do streaming mas cuja edição em vinil já esgotou. Por enquanto, “Prayers Over Packages” é a única entrada do cardápio disponível para degustação.


[Guapdad 4000] “Alpha” Ao Vivo @ Fine Tuned

Há pouco mais de uma semana, Rui Miguel Abreu dava conta da importância da harpa no jazz. No hip hop, a relação entre o instrumento de cordas e o género está longe de ter esse mesmo peso, mas Guapdad 4000 parece estar disposto a tentar contrariar a tendência: o rapper teve a sua estreia em Fine Tuned, da Audiomack, com uma recriação de “Alpha” ao lado da harpista Sara Kawai, naquela que é também a primeira vez deste instrumento na rubrica que já “despiu” temas de Jack Harlow, Flo Milli, G Herbo ou Too $hort, tocados ao vivo apenas com recurso a voz e guitarra/piano.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos