pub

Texto: ReB Team
Fotografia: CROWNS & OWLS
Publicado a: 12/02/2021

Na bolha.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de slowthai, Biya, JPEGMAFIA, R+R=NOW ou Marcus Joseph

Texto: ReB Team
Fotografia: CROWNS & OWLS
Publicado a: 12/02/2021

As vicissitudes da fama, os reflexos do confinamento, o uso do ponto de exclamação enquanto ferramenta artística, o jazz que separa os EUA do Reino Unido e a banda sonora inspirada pelo retrato cinematográfico de Fred Hampton são as coordenadas para a seleção desta semana.



[slowthai] TYRON

Dividido em dois lados, TYRON é o segundo álbum de slowthai, sucedendo a Nothing Great About Britain. A promessa do primeiro deu lugar à certeza no segundo e pesos pesados como Skepta (o único repetente na lista de participações), A$AP Rocky, James Blake, Kenny Beats e Dom Maker (Mount Kimbie) e nomes em ascensão como Dominic Fike e Deb Never são a confirmação de um artista com a visão afinada.



[BIYA] LIMBO

Três anos depois de aparecer no panorama, BIYA lança LIMBO, EP composto por quatro temas em que surgem versos dos convidados xtinto e Palazzi. O trabalho é co-produzido, pós-produzido e misturado por Lazuli (com Jon ou Holygrail a serem também incluídos nos créditos). O r&b em bom português (com excepção para “Lock(ed) Down”).



[JPEGMAFIA] EP2!

Com Peggy, sabemos bem ao que vamos: sabemo-lo tão bem que tratamos JPEGMAFIA pelo primeiro nome. Mas EP2! é uma rasteira engraçada: o braggadocio é igual, o caos é moderado, instala-se uma nuvem de melodias mais pop, menos abrasivas — mas quase precipitadas, num comprimido de toma rápida e perigoso risco de dependência. Com o talento do costume e ainda uma capa à Gran Turismo 4.



[R+R=Now] R+R=Now Live

Como se obtém o presente? A reflectir sobre o presente e a responder-lhe, sem soluços nem medos — como o fazia Nina Simone e como pretende Robert Glasper, ao reunir em R+R=Now o polímata Terrace Martin (nos sintetizadores e vocoders), o trompetista Christian Scott aTunde Adjuah, o baixista Derrick Hodge, o teclista Taylor McFerrin (também responsável pelo beatbox) e o baterista de gospel Justin Tyson. Depois de uma residência de um mês no Blue Note Jazz Club, lançaram o primeiro álbum, Collagically Speaking, em que se moveram pela força do improviso e pelo amor que pode domar um mundo volátil. Agora, um disco ao vivo onde reproduzem temas dessa estreia em LP (e até uma versão do novo clássico de Kendrick Lamar, “How Much a Dollar Cost?”).



[Marcus Joseph] Beyond The Dome

A editora Jazz re:freshed dá abrigo ao segundo álbum do saxofonista Marcus Joseph, Beyond The Dome. “Transcender”, “união” e “autêntico” são palavras de ordem para compreender este projecto que junta músicos como Sheila Maurice-Grey (Kokoroko), Nathaniel Cross (Moses Boyd Exodus), Tony Kofi, Ife Ogunjobi (Ezra Collective) ou Theon Cross.



[Vários Artistas] Judas and the Black Messiah: The Inspired Album

Enquanto não podemos ir às salas de cinema ver Judas and the Black Messiah, ouvimos a música que o filme inspirou. E, bem, carregar play e escutar novas canções de Nipsey Hussle & Jay-Z, Nas & Hit-Boy, Saba & Smino, JID, Masego & Rapsody ou Rakim, A$AP Rocky, Polo G, SiR e H.E.R é reconfortante, mesmo que a temática não o seja…

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos