pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Armand Hammer] “Solarium” / “The Eucharist”

Têm dado óptimos indicativos de que são uma das duplas mais perigosas da actualidade, através de projectos como Rome, Paraffin ou o mais recente Shrines. Mas um bom disco a duas vozes não se alcança sem as devidas valências individuais de cada um dos MCs. É disso que se trata este duplo single “Solarium” / “The Eucharist”, um videoclipe que recupera as investidas a solo de ELUCID e billy woods, respectivamente, com direito a um curto intervalo pelo meio com algumas sugestões musicais valiosas como Eastern Medicine, Western Illness (de Preservation), Ajai (de Seregeti e Kenny Segal) ou Free Sweatpants (de Blockhead). Serviço público ao mais alto nível.


[Benny The Butcher] “Deal Or No Deal”

Deixou a sua marca em projectos de elevado calibre no ano passado (The Plugs I Met ou WWCD) e parece que está destinado a ser o rei das assistências em 2020. “Deal Or No Deal” é o primeiro tema a solo deste ano para Benny The Butcher e dá um ar muito mais sério ao surto de rap street que o MC de Buffalo tem espalhado em trabalhos de Westside Gunn, Royce Da 5’9”, Russ, Boldy James ou Freddie Gibbs. Como se não bastassem os versos, o rapper assumiu ainda os papeis de actor e produtor executivo no filme Conflicted e criou a sua própria etiqueta discográfica, a Black Soprano Family.


[CLBRKS & Morriarchi] “WINE LIST”

Provavelmente nunca teríamos equacionado vir a achar legítimo um liricista cujo cardápio gira em torno de produtos gourmet. O connoisseur CLBRKS apareceu-nos no radar este ano e já nos deu todas as provas necessárias para atestarmos a fiabilidade deste conceito. Pensem, talvez, num Trellion um pouco menos despreocupado ou num Dirty Dike não tão rebelde. “WINE LIST” é a mais recente colheita de PERFORMANCE ENHANCING DIET, o sucessor de MICROWAVE COOCKING 2000 na lista de projectos em colaboração com Morriarchi.


[Big K.R.I.T.] K.R.I.T. Iz Here Short Film

Justin Lewis Scott acenou-nos com um novo disco em 2019 e celebrou ontem o primeiro aniversário da obra com uma curta-metragem dirigida por Child, na qual recupera excertos de algumas das suas faixas. Em Maio, o rapper do Mississippi havia alcançado uma outra marca redonda: a mixtape K.R.I.T. Wuz Here completou 10 anos de vida e estreou-se nas plataformas de streaming.


[Fivio Foreign] “Move Like a Boss” feat. Young M.A

Oriundo de Brooklyn, Fivio Foreign é a voz da esperança face à renovação estética da música do afamado bairro nova-iorquino que tinha Pop Smoke enquanto pilar — ambos recorreram ao talento do britânico AXL Beatz para se afirmarem na cena drill e chegaram a trocar versos em “Sweetheart” ou em “Woo Shit”. Fivio estreou-se este ano com 800 B.C., alavancado pelo sucesso de “Big Drip”, que tem vindo a somar milhões de reproduções desde Junho do ano passado. Já com um novo disco em mente, “Move Like a Boss” é um dos singles desse projecto e tem Young M.A como convidada.


[Lute] “Life”

Assinou pela Dreamville Records em 2015 e desde então que tem sido um dos talentos mais bem guardados da editora fundada por J. Cole, contribuindo para o seu catálogo com um álbum (West1996 Pt. 2, de 2017) e algumas participações em compilações da label. Talentoso, mas que passa despercebido entre a chuva de edições e presença nas redes sociais por parte de outros artistas, celebrou recentemente o seu aniversário com uma reflexão sobre a vida neste “Life”.


[tobi lou] “LINGO STARR”

Um EP, três faixas e uma proposta visual arrojada por parte do jovem de Chicago. LINGO STARR saiu no início do mês e o vídeo, realizado por Glassface em colaboração com o próprio artista, aterrou no YouTube durante a última semana. Depois de nos ter oferecido o colorido Live on Ice no ano passado, tobi lou esculpiu este novo projecto ao lado de Poolsuite, contando ainda com a produção adicional de Matteo Woods, Ktwicebeats, Maximilian e William Nunez.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos