pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/05/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/05/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Reason] “Pop Shit” feat. ScHoolboy Q

É um dos lançamentos mais quentes deste mês. “Pop Shit” junta Reason e ScHoolboy Q, naquele que é uma espécie de confronto entre gerações da Top Dawg Entertainment, e vai fazer parte do alinhamento de New Begginings, o segundo LP que o rapper de Carson, California, vai lançar pela editora que lançou para o mercado estrelas como Kendrick Lamar ou SZA. “Same Ol Shit”, “Flick It Up”, “Show Stop”, “Trapped In” e “Might not Make It” ajudam a compor a longa lista de avanços desse projecto que Reason tem dado a conhecer nos últimos meses.


[Aitch] “Raw”

Com apenas 20 anos, Harrison Armstrong é já um dos nomes mais respeitados do rap britânico. O jovem, que ao microfone responde por Aitch e há precisamente dois anos causou o primeiro estrondo com “Straight Rhymez 1”, lançou o seu último e mais aclamado álbum AitcH2O em 2019, colaborou com Stormzy em “Pop Boy” e desde então tem sido regular nas novidades — “MICE”, “101Barz Freestyle”, “Rain” (com AJ Tracey e Tay Keith) ou “French Kisses” (ao lado de ZieZie) são algumas das faixas que levaram o seu cunho no último ano.


[Flohio] “SNUB”

Foi considerada uma das grandes promessas do rap feminino do final da década passada graças a temas como “Bands” ou “10 More Rounds” e ao EP de apresentação Wild Yout, tendo o seu nome constado na lista de finalistas para o BBC Sound of 2019 e a sua voz sido requisitada por nomes como Clams Casino, Modeselektor, The Streets ou Nao. Chegou a subir a palcos além-fronteiras, como o do Vodafone Paredes de Coura’19, mas a afirmação em pleno da artista do sul de Londres tarda em acontecer. “SNUB” é a terceira faixa solta que nos oferece em 2020, depois de “DISENGAGED (Freestyle)” e “HEAVY”, e também a sua criação mais interessante num passado recente.


[C̶o̶r̶a̶ X ᴊᴀᴄᴋɪᴇ] “Podre”

Há um ano, os ORTEUM admitiam ao ReB a vontade de “potencializar todo o cenário underground e independente” em Portugal quando inauguraram a RAIA Records com o seu álbum de estreia. Depois de editarem música de In3gah, Sem Tirantes, John Miller ou Il-Brutto, a editora sediada na Margem Sul do Tejo aposta agora no projecto que junta C̶o̶r̶a̶ a ᴊᴀᴄᴋɪᴇ, um híbrido de stoner soul e electrónica corrosiva que em breve culminará na edição do primeiro trabalho, tendo este “Podre” enquanto primeira amostra.


[Linafornia] “Lavender Blend” ao vivo @ Kinda Neat

Descendente da sonoridade espiritual e lo-fi de Ras G, Linafornia é uma das figuras femininas provenientes da vaga 2.0 da beat scene de Los Angeles. Em 2016 foi seleccionada “Rookie do Ano” nesse circuito específico pela LA Weekly, depois de ter dado a conhecer YUNG, o seu primeiro e único LP até à data. Não demorou muito até vermos o seu nome associado a plataformas e movimentos como a Low End Theory, NTS Radio ou Beat Cinema mas o sucessor de YUNG tarda em aparecer e foram poucas as novidades que nos deu desde então. A perícia enquanto maquinista não foi no entanto esquecida pelo Kinda Neat, que convidou a produtora para recriar “Lavender Blend” ao vivo depois de uma longa entrevista.


[MIKE] “nothin2say (Never Forget)”

MIKE tem passado os últimos quatro anos a celebrar o Solstício de Verão com o lançamento de novos trabalhos. Depois de tears of joy (2019), renaissance man (2018), MAY GOD BLESS YOUR HUSTLE (2017) e longest day, shortest night (2016), o ponta-de-lança do colectivo [sLums] reservou novamente o dia 21 de Junho para mais um projecto. Weight of the World vai colocar um ponto final naquele que foi o período de “seca” editorial mais longo desde que MIKE se estreou em 2015 e tem este “nothin2say (Never Forget)” enquanto avanço, produzido por si sob o alter-ego DJ Blackpower e apresentado com um videoclipe produzido, dirigido e filmado por Matter Research em Londres.


[Medhane] “I’m Deadass”

Oriundo de Brooklyn e produto da mesma escola nova-iorquina que guiou MIKE, Medhane antecipou-se ao amigo e prometeu o sucessor de Full Circle para amanhã, dia 26 de Maio. Cold Water tem este “I’m Deadass” como single e compila mais 14 faixas, nas quais vamos poder escutar participações de Navy Blue, Maxo ou Jadasea e produções de iblss, Chuck Strangers bem como do próprio Medhane.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos