pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/09/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/09/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[AceMoMA] MoMA PS1: Warm Up @ Boiler Room

As saudades que temos do clubbing e dos DJ sets de qualidade… À falta da presença em carne e osso, a Boiler Room continua incansável em dar-nos conteúdo de forma contínua neste registo, trazendo até ao nosso lar algumas das melhores propostas da música electrónica. Depois de ter transmitido em directo o evento MoMA PS1: Warm Up no início deste mês, a plataforma britânica tem estado a recuperar alguns dos showcases que fizeram parte do alinhamento, como é o caso desta sessão dos AceMoMA, dupla de produtores que este ano lançou A New Dawn e é composta por MoMA READY e Acemo, este último que tem trabalhado com ize, rapper que surgiu em cena para dar um ar de sua graça no final do set.


[Pedro, o Mau & Raúl Muta] “Laranjas”

Pedro, o Mau (aka VULTO.) e Raúl Muta colaboraram pela primeira vez em AS IRMÃS REÚNEM II, tendo dado vida aos temas “LIMAS” e “LIMÕES“, este último em destaque no ReB aquando dos preparativos para o lançamento da compilação do produtor. Durante a última semana, “Laranjas” juntou-se ao ciclo de citrinos que tem mantido unidos os dois artistas, uma faixa que reflecte o actual período de distanciamento social que atravessamos e cujo acompanhamento visual é produto do imaginário de Carolina Panta.


[Nah Eeto] “D.R.U.M” feat. Ssaru

Há algo de atraente e igualmente venenoso na forma como Nah Eeto serpenteia pelos beats, mesclando o inglês com o suaíli. A primeira dama da Blah Records faz a festa com Ssaru em cima de um instrumental do “patrão” Lee Scott neste “D.R.U.M”, a segunda música nova por parte da MC desde que, há um ano, se estreou pela editora com o EP 53.


[St. Panther] “Something’s Gotta Give”

Já por cá nos declarámos à voz da jovem St. Panther, uma jovem norte-americana que tem passado despercebida à grande maioria do público. Algo que tem vindo a mudar desde a edição do seu trabalho de estreia, These Days, no arranque deste mês: a sua música tem vindo a ser colocada em algumas playlists curadas pelas principais plataformas de streaming, viu o seu EP a ser alvo de uma tiragem em vinil exclusiva da Vinyl Me Please (que esgotou num piscar de olhos) e deu agora a primeira grande entrevista ao podcast Kinda Neat, onde cantou também este “Something’s Gotta Give” para não fugir à praxe.


[Verb T & Illinformed] “New Paths”

Uma semana após Fliptrix ter anunciado a data de lançamento do seu oitavo álbum a solo, a editora fundada pelo rapper dos The Four Owls não baixou o elevado ritmo que lhe reconhecemos, dando continuidade à promoção dos seus outros artistas, neste caso o último 7″ de Pitch 92 com um lyric video e abrindo ainda espaço a este “New Paths”. Verb T e Illinformed voltam a cruzar os seus caminhos num novo single, dupla de culto da High Focus que parece estar a preparar o sucessor de The Man With The Foggy Eyes.


[Travis Scott] “FRANCHISE” feat. Young Thug & M.I.A.

Ver M.I.A. a alinhar ao lado de uma qualquer super-estrela do hip hop é uma ideia que certamente já passou pela cabeça de muitos de nós mas que raramente passou da teoria à prática — de repente, lembramos-nos apenas de “Fine Whine” e “Bad Man“. “FRANCHISE” é, por isso, um single, à partida, histórico, com Travis Scott a assegurar a MC londrina, bem como Young Thug, na sua mais recente manobra de promoção (note-se que a letra do tema já é a quinta mais procurada de sempre no perfil de M.I.A. no Genius). A faixa acompanhou uma nova fornada de merchandise que surgiu na loja digital do autor de ASTROWORLD e que engloba vários modelos de t-shirts, bem como o CD promocional do single por apenas um dólar.


[Aminé] “Woodlawn & Burden” ao vivo @ Jimmy Kimmel Live!

Aminé assinou o concerto mais seguro à face do planeta neste momento e não há nada que possam dizer para tentar provar o contrário. Isto no que toca ao distanciamento social do público, claro, já que o perigo de queda fatal para o artista aumenta exponencialmente com a troca de um palco por um balão de ar quente. Felizmente o voo/actuação não enfrentou qualquer tipo de obstrução e permitiu ao rapper sentir na pele o título do seu mais recente disco, Limbo, bem como oferecer ao programa de Jimmy Kimmel uma das mais originais prestações musicais de sempre.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos