7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[slowthai] “Nothing Great About Britain”

O título é provocador, tal e qual a música a que slowthai se tem comprometido a criar. O novo single de Tyron Frampton é um novo passo rumo a Nothing Great About Britain, o tão aguardado álbum de estreia, que sai já no dia 17 de Maio pela Method Records. No videoclipe, slowthai veste a pele do Rei Artur e reclama pelo trono que lhe é devido, enquanto critica o actual ambiente social e político vivido no seu país.


[Joyner Lucas] “Devil’s Work”

Contam-se pelos dedos os militantes do rap consciente que souberam fabricar singles à medida dos tempos que correm. Joyner Lucas é um dos poucos casos de sucesso nesta área e “Devil’s Work” é uma carta aberta para os céus, na qual pede que os deuses tragam de volta Nipsey Hussle ou XXXTENTACION e troquem as suas vidas pelas dos criminosos que continuam à solta nos EUA. O tema integra o alinhamento de ADHD, o próximo álbum do rapper, cuja data de edição é ainda uma incógnita e vai contar com Eminem como convidado no tema título.


[SZA, The Weeknd & Travis Scott] “Power Is Power”

Depois do tema, eis que chega agora o vídeo. “Power Is Power” coloca SZA, The Weeknd e Travis Scott juntos na mesma faixa e serviu para apresentar For The Throne, uma compilação que reúne artistas de diversas áreas e que é inspirada na badalada série Game Of Thrones. Rosalía, A$AP Rocky, Joey Bada$$, Lil Peep, A.Chal ou Ty Dolla $ign são mais algumas das estrelas que participam no projecto.


[Lord Apex] “Blanka Buds”

Longe de ter o protagonismo que alguns dos MCs do Reino Unido hoje gozam, Lord Apex é seguramente um dos mais dotados no campo do boom bap. “Blanka Buds” pertence ao alinhamento de Smoke Sessions Vol.2, projecto que serve de continuação a uma saga iniciada pelo rapper em 2016. Pelo caminho, Lord Apex tem sido incansável nas edições: INTERPLANETARY FUNK LP, STUCK IN MOTION EP e S​.​O​.​I​.​L. foram os discos que disponibilizou no seu Bandcamp.


[Lando Chill] “From The Hip”

Lando Chill deu um pulo qualitativo na sua arte desde que se cruzou com o músico e produtor The Lasso. Os dois uniram esforços em dois projectos antes de chegarem a Black Ego, o mais recente álbum do rapper de Los Angeles que defende as cores da Mello Music Group. “From The Hip” é um dos temas que integram esse disco, agora a surgir no formato de vídeo como celebração da digressão que se avizinha: Lando Chill e The Lasso foram escolhidos pelos Knife Knights para os acompanharem na estrada durante um mês de Maio repleto de concertos.


[J.I.D.] “151 Rum”

Produzido por Nice Rec e Christo, “151 Rum” serviu como single de apresentação a DiCaprio 2, o mais recente álbum de J.I.D., que sucedeu a The Never Story. O tema chegou agora ao formato de vídeo pela mão do realizador de Scott Lazer e coloca o rapper como refém numa cena de um thriller de cortar a respiração.


[Tyler, The Creator] “_____________” & “_ _ _ _ _ _ _ _”

Não é qualquer artista que se pode dar ao luxo de colocar na Internet um tema inacabado ou pouco trabalhado. Tyler, The Creator é uma excepção à regra, que tem habituado os seus seguidores a receber com uma certa regularidade algumas das suas demos. “_____________” e “_ _ _ _ _ _ _ _” são ensaios musicais e visuais, e servem na perfeição para nos deixar a salivar por um sucessor de Flower Boy, o seu último disco, de 2017.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira