pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Simão Costa
Publicado a: 31/05/2024

Portugal à escuta.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de zé menos & Pedro, o Mau, Instinto 26, HHY & The Macumbas, BR!SA e Monster Jinx

Texto: ReB Team
Fotografia: Simão Costa
Publicado a: 31/05/2024

Entre as largas dezenas de discos hoje editados, são os artistas portugueses que mais se destacam. Por aqui vão encontrar cinco propostas musicais nacionais impossíveis de ignorar, num fiel retrato àquilo que é a sonoridade do presente dentro do nosso país — da emergente e praticamente desconhecida BR!SA aos cada vez mais impactantes Instinto 26, passando pelas canções autorais de zé menos & Pedro, o Mau, o xamanismo electrónico de HHY & The Macumbas e a mais recente compilação da editora independente de culto Monster Jinx.

Das restantes coordenadas do globo, recolhemos hoje também o urgente regresso aos álbuns do veterano MC angolano MCK com Sementes, que passou pelas páginas do Rimas e Batidas no formato de entrevista. Mas há mais, muito mais por aí à deriva. Agarrem-se ao que vos soar melhor por entre as propostas que também nos chegaram via Crimeapple & Big Ghost Ltd (Bazuko), Dave East & Mike & Keys (APT 6E), Hermeto Pascoal (Pra Você, Ilza), BADBADNOTGOOD (Mid Spiral: Growth), mynameisntjmack (mynameisnt), Yago Oproprio & Patricio Sid (OPROPRIO), Rvfv (EL TIBURÓN), The Marías (Submarine), K-Trap (SMILE?), RXKNephew (Till I’m Dead 2), Dijit (Wisswass), SLUMBERJACK (Generations EP), Drew McDowall (A Thread, Silvered And Trembling), Arooj Aftab (Night Reign), Beak> (>>>>), Belly (96 Miles From Bethlehem), Akira Kosemura & Lawrence English (Selene), Bat For Lashes (The Dream Of Delphi), Habibi (Dreamachine), Ayra Starr (The Year I Turned 21) e Anastasia Coope (Darning Woman).


[zé menos & Pedro, o Mau] quatro partos

Depois da metamorfose de Kap, saiu do casulo um zé menos capaz de abordar a estética rap de forma completamente inovadora n’o chão do parque em 2019. Quase 5 anos após esse belo disco que deixou marcas na esfera do ReB, o artista portuense regressou hoje com uma nova proposta, na qual se une ao prolífico produtor Pedro, o Mau para executar mais uma dose de hip hop que desafia por completo as normas sónicas do género. quatro partos consiste em 6 viscerais canções e foi hoje selado pela Biruta Records. Em Abril passado, o par abordou o início desta aventura numa entrevista concedida a Ricardo Farinha.


[Instinto 26] Priceless

O hustle não tem preço, mas traz recompensas. Há 5 anos atrás, Yuran, Kibow, Trista e Julinho KSD eram nomes praticamente desconhecidos do público, mas “Sentimento Safari” transportou este último MC para o estrelato. Julinho não se esqueceu de onde veio e levou sempre o resto da turma com ele, e apesar de ser já um celebrado artista a solo — rubricou o bem-sucedido Sabi na Sabura em 2021 —, voltou às origens para cumprir com o sonho de edificar um projecto sólido do colectivo do qual é o principal rosto, um desejo que já vinha, pelo menos, desde a primeira entrevista que concederam à nossa publicação, no final de 2019. O que estes quatro jovens amigos estão a viver neste momento é Priceless e juntos caminham na direcção de se afirmarem como um dos mais importantes grupos do hip hop nacional, seguindo as pisadas de, por exemplo, NGA e a sua Força Suprema. Ivandro é o único convidado do LP que soma 11 faixas e tem como principais produtores Fumaxa e Daus. Dentro de alguns dias, uma nova entrevista ao quarteto de Mem Martins aterrará por estas páginas.


[HHY & The Macumbas] Bom Sangue Mau

6 anos após a estreia com Beheaded Totem, os HHY & The Macumbas voltam às edições no formato de álbum. O grupo chefiado por Jonathan Uliel Saldanha enfiou-se novamente no laboratório e o resultado é este Bom Sangue Mau, mais uma demanda rumo ao desconhecido que reside entre a experimentação electrónica e os ritmos tribais que serve também de peça inaugural para a etiqueta portuense Horror Vector. Brendan Hemsworth, Filipe Silva, Frankão, João Pais Filipe, André Rocha e Francisco Antão acompanham Saldanha neste aventura de 9 corrosivos temas, que serão apresentados ao vivo no Teatro do Bairro Alto a 8 de Junho.


[BR!SA] É FDD.

Chegou no início da semana, mas é uma edição suficientemente relevante para merecer ser relembrada e destacada neste resumo que o ReB dedica semanalmente aos lançamentos. É FDD. assinala a estreia de BR!SA em disco, ela que se apresentou ao público em 2022 com o single “Vou e Volto” e mereceu desde logo a atenção da nossa publicação, que a desafiou para uma entrevista em Novembro desse mesmo ano. Agora a fasquia está ainda mais elevada com este trabalho que compila 20 minutos de pura sujidade lírica, ao longo dos quais BR!SA se afirma como um dos maiores talentos a despontar na cena rap nacional. Uno, DJ Riscólado, DJ Algore, Chek ou Catalão são alguns dos nomes que participam neste disco selado pela LUME Portugal.


[Monster Jinx] ROXO 10

Editoras independentes vão e voltam, mas a Monster Jinx permanece intacta mesmo passados mais de 10 anos desde que se deram a conhecer ao mundo. Além dos inúmeros trabalhos de artistas a solo e grupos que têm vindo a editar, são também regulares no aglutinar de todo o seu plantel em diferentes compilações. Uma dessas montras tem sido a ROXO, que hoje chega ao seu redondo 10º capítulo totalizando 14 malhas do mais marginal hip hop e electrónica que o nosso país consegue produzir. DarkSunn, Ghost Wavvves, M.A.F., Vasco Completo, NO FUTURE, Maria ou Raez são alguns dos players a dar cartas neste ROXO 10.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos