Sexta-feira farta: novos trabalhos de Tyler, The Creator, slowthai, Datkid & Leaf Dog, Wu-Tang Clan, Holly, Injury Reserve e Megan Thee Stallion

[FOTO] Direitos Reservados

Abençoada sexta-feira farta que nos oferece vários discos novos, todos eles peças importantes no puzzle musical de 2019. A decisão mais difícil será certamente escolher por onde começar…

Nunca sabemos o que esperar de Tyler, The Creator, é um facto, mas IGOR parece ser o seu mais enigmático álbum até à data — contem com algumas horas para o digerir da melhor forma. slowthai vai somando elogios single após single e escolheu o dia de hoje para se estrear no formato de longa-duração. Entre a elite de militantes do boom bap britânico está Datkid, que se juntou a Leaf Dog naquele que é o seu primeiro lançamento pela High Focus. Os Wu-Tang Clan celebraram 25 anos de história com um documentário e, a partir de hoje, todos os temas novos que já escutámos ao ver Of Mics and Men ficam compilados num EP. Há também mais um passo importante na internacionalização do português Holly, que editou Avenal 2500 pela Deadbeats. Os Injury Reserve têm criado uma sonoridade singular nos últimos projectos que apresentaram e podem esperar uma grande dose de consistência neste que é o seu disco de estreia. Vale ainda a pena espreitar Fever, o primeiro álbum de Megan Thee Stallion, que se juntou à 300 Entertainment no final do ano passado.

DJ Khaled (Father Of Asahd), Carly Rae Jepsen (Dedicated), Duckwrth (THE FALLING MAN), Curren$y & Statik Selektah (Gran Turismo), Seba Kaapstad (Thina), Xinobi (Piano Lessons) e Dâm-Funk (STFU II) também lançaram obras válidas que merecem a vossa atenção nas próximas semanas.


[Tyler, The Creator] IGOR

Através de um post no Instagram, Tyler Okonma deixou o aviso de que IGOR em nada se parece com os seus projectos anteriores — “não esperem um álbum de rap” sequer, entre outras coisas. O sucessor de Flower Boy foi-nos servido de forma meio discreta e enigmática, com alguns recortes musicais a serem partilhados no canal do fundador dos Odd Future, no YouTube. Decifrem-no vocês mesmos nos dias que se seguem. Kanye West, A$AP Rocky ou Frank Ocean são alguns dos colaboradores creditados em IGOR.


[slowthai] Nothing Great About Britain

A expectativa elevou-se quando Tyron Frampton deu a conhecer “T N Biscuits”, um hit do grime dos tempos modernos que ofereceu uma perspectiva renovada ao género britânico. Um ano após o tema aterrar no YouTube, slowthai assinala agora a sua estreia no formato de longa-duração. “Doorman”, cozinhado a meias com Mura Masa, foi o primeiro single a surgir do disco, sucedido por “Peace Of Mind”, “Gorgeous” e “Nothing Great About Britain”, todos eles apresentados com o respectivo videoclipe. Skepta deu o voto de aprovação ao novato de Northampton ao participar em “Inglorious”, uma das colaborações mais aguardadas deste ano.


[Datkid & Leaf Dog] Confessions Of A Crud Lord

Datkid deu os primeiros sinais de maior impacto no hip hop britânico no arranque da presente década junto dos Split Prophets. Nos primeiros meses de 2019, o MC de Bristol juntou-se à High Focus e recrutou Leaf Dog, dos Four Owls, para lhe produzir os 16 temas que integram este Confessions Of A Crud Lord. No capítulo das colaborações, Datkid está em óptima companhia: os norte-americanos Roc Marciano, Conway e Westside Gunn aceitaram o convite para largar alguns dos seus venenosos versos.


[Wu-Tang Clan] Of Mics and Men

Sacha Jenkins realizou a tão aguardada série documental Of Mics and Men, que estreou no Showtime na semana passada. Hoje aterra um novo episódio no canal norte-americano, mas, desta vez, há música nova para acompanhar: os Wu-Tang Clan voltam a unir esforços num EP inspirado no seu próprio legado, o primeiro novo lançamento do grupo nova-iorquino desde Once Upon a Time in Shaolin, de 2015.


[Holly] Avenal 2500

Avenal 2500 marca um regresso de Holly às origens, um EP inspirado no bairro onde cresceu, nas Caldas da Rainha. A norte-americana Deadbeats é a editora que recebe o projecto, mais uma peça no extenso catálogo do produtor português. O primeiro avanço, “Encontrar”, foi explicado na primeira pessoa ao Rimas e Batidas.


[Injury Reserve] Injury Reserve

O percurso em conjunto de Parker Corey, Ritchie with a T e Stepa J. Groggs está longe de ser um conto de fadas, mas, a pouco e pouco, o grupovai ganhando cada vez maior notoriedade pela qualidade e consistência do material apresentado. Depois de duas mixtapes e um EP, os Injury Reserve estreiam-se nos álbuns. Freddie Gibbs, JPEGMAFIA, Rico Nasty, Cakes da Killa, Aminé e DRAM acompanham-nos nesta primeira viagem “a sério”.


[Megan Thee Stallion] Fever

Megan Pete é a mais recente aposta da 300 Entertainment, editora independente que tem conquistado o universo hip hop com a edição de trabalhos dos Migos ou Young Thug. No ano passado, Thee Stallion apresentou a mixtape Tina Snow, que contém os seus primeiros êxitos como “Freak Nasty” ou “Big Ole Freak”. Antecipado ao som de “Sex Talk”, Fever é o álbum de estreia da MC do Texas e tem Da Baby e Juicy J na lista de convidados. 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team