pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/09/2023

Ventos que sopram em diferentes direcções.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Kai Whiston, Smoke DZA & Flying Lotus ou Hidden Horse

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/09/2023

A vida não pára, e nós, por cá, desdobramo-nos consoante o que o momento nos oferece. Findada a primeira de três reportagens referentes à edição deste ano do MEO Kalorama, chega a hora de rodar alguns discos e perceber o que esta sexta-feira tem para nos oferecer. Feitas as contas, é um final de semana ligeiramente mais calmo ao nível das edições discográficas, mas que nem por isso fica a perder quanto à sua pluralidade sónica. Hoje vamos da electrónica ao hip hop e ao r&b numa mão-cheia de novos projectos que acabam de ver a luz do dia.

Illa J (No Traffic), Public Memory (Elegiac Beat), Brian Eno (Top Boy (Score From The Original Series)), Puma Blue (Holy Waters), midwxst (E3), Blxst & Bino Rideaux (Sixtape 3), Ama Lou (I Came Home Late) são mais algumas propostas que deixamos no ar.


[Kai Whiston] XUL1

Discípulo das estéticas mais marginais compreendidas pelo universo da electrónica, Kai Whiston tem estado a disparar novo material a um ritmo constante desde o final da década passada e, ainda nem há um ano, concedeu uma entrevista à nossa publicação onde abordou Quiet As Kept, F.O.G., o seu mais recente longa-duração, entretanto alvo de uma extended cut em Abril passado. Apesar das 7 novas faixas que adicionou ao alinhamento do seu quarto álbum, o produtor inglês não deixou de ter cartas na manga e XUL1 é a primeira entrada numa trilogia de EPs que frisam o seu “compromisso imortal para com a inovação e a disrupção de géneros” musicais.


[Smoke DZA & Flying Lotus] Flying Objects

Não dá para prever com exactidão quais os passos que se seguem na agenda de Flying Lotus e, à primeira vista, dividir um projecto com um rapper não seria a nossa primeira aposta. Há que dar créditos a Smoke DZA por ter convencido o super-produtor a passar-lhe uma “mala” de beats, que voaram desde Los Angeles a Nova Iorque e culminaram com este curta-duração Flying Objects, para o qual contribuíram também Conway the Machine, Black Thought e Estelle.


[LAYA] Bet That

Tanto desfila versos em r&b como em rap e só por isso ganha pontos ao nível da versatilidade. LAYA, MC e cantora nova-iorquina, exibe os seus dotes num novo EP, Bet That, no qual expande as cordas vocais em cima de instrumentais “cozinhados” por Chad Paul e Dante Carter. Quase um ano e meio após Um, Hello, a artista volta a inscrever o seu nome no catálogo da Warner Records e procura destacar-se entre os demais à boleia destas 7 faixas.


[Hidden Horse] Incorporeal

A Holuzam aproveita o mote dado por mais uma Bandcamp Friday e antecipa-se a disponibilizar de forma digital Incorporeal, o segundo disco de Hidden Horse, cujo vinil chega ao mercado apenas daqui a um par de semanas. João Kyron e Tony Watts somam assim mais um trabalho na rua, eles que se estrearam enquanto dupla em 2022 com Opala, que também foi alvo do carimbo da Holuzam. Ao longo deste mês e do próximo, o universo hauntológico de Hidden Horse vai andar na estrada e há apresentações de Incorporeal agendadas para a Galeria Zé dos Bois (14 de Setembro, Lisboa), Spacy (15 de Setembro, Caldas da Rainha), Passos Manuel (22 de Setembro, Porto) e SMUP (22 de Outubro, Parede).


[Vasco Completo] Wormhole (Remixes)

Foi em 2021 que Vasco Completo se atirou ao primeiro álbum, Wormhole, que lhe valeu uma edição pela Monster Jinx. Composto por 7 temas — e com direito a uma bonus track que colou as vozes de João Tamura e J-K à sua película de “35mm” — o projecto ganha agora uma nova vida através de 5 versões alternativas aos originais que já eram do domínio público: uma delas, mais dançável, vem assinada por Maria, enquanto as restantes são recriações ambient do próprio Vasco Completo.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos