Sexta-feira farta: novos trabalhos de Danny Brown, Dengue Dengue Dengue, Lake Haze, L’Orange & Jeremiah Jae, billy woods e Summer Walker

[FOTO] Direitos Reservados

A primeira sexta-feira de Outubro chegou com bastantes novidades. São ao todo mais de quatro horas de música divididas por seis álbuns, todos eles a ocupar posições bastante específicas dentro do alargado espectro que o universo das rimas e das batidas oferecem.

É claro que o grande destaque vai para o regresso de Danny Brown ao formato de LP, desta vez apresentando-se num registo mais maduro e totalmente afastado da imagem que criou em Atrocity Exhibition. Zenit & Nadir é uma nova ponte para a electrónica global que liga Peru a Portugal e nos oferece 12 novos temas assinados pelos Dengue Dengue Dengue. O produtor português Lake Haze tem vindo a dar cartas no circuito europeu da música electrónica e hoje estreou-se nos álbuns com Glitching Dreams, cuja capa é da autoria de Legowelt. L’Orange e Jeremiah Jae voltaram a actuar como dupla em Complicate Your Life With Violence, um dos projectos mais aguardados de 2019 por parte dos seguidores da Mello Music Group. billy woods volta a confirmar o estatuto de MC de culto com mais um disco completamente fora da caixa. O r&b moderno viu hoje nascer mais uma estrela: Summer Walker editou Over It, o segundo longa-duração numa ainda curtíssima carreira.


[Danny Brown] uknowhatimsayin¿

É o grande destaque do dia de hoje: Danny Brown está de regresso ao catálogo da Warp Records, três anos após Atrocity Exhibition. O rapper de Detroit trabalhou de perto com Q-Tip, que actuou enquanto produtor-executivo em uknowhatimsayin¿, assinando ainda três das onze batidas. A lista de colaboradores estende-se também a gente como Paul White, JPEGMAFIA, Run The Jewels, Flying Lotus ou Blood Orange.


[Dengue Dengue Dengue] Zenit & Nadir

Felipe Salmon e Rafael Pereira são os xamãs de serviço nos Dengue Dengue Dengue, grupo peruano que explora os ritmos tradicionais do seu país com uma abordagem electrónica. A Enchufada, de Branko, tem sido a principal casa artística da dupla, que já tinha editado um LP, dois EPs e vários singles pela label lisboeta, tendo mesmo colaborado com João Barbosa na faixa de encerramento de Nosso. Zenit & Nadir é o novo álbum dos Dengue Dengue Dengue e tem Prisma, Kalaf, Sara Van, Martin Boder e Mikongo na lista de convidados.


[Lake Haze] Glitching Dreams

Português a residir na Holanda, Gonçalo Salgado conta com quase uma década de actividade nos meandros da música electrónica, dono de um currículo onde cabem várias edições de pequena dimensão com o carimbo de selos como Crème Organization, One Eyed Jacks ou Unknown To The Unknown — a última já publicou trabalhos de Legowelt. É o próprio produtor de culto holandês quem assina a capa de Glitching Dreams, o álbum de estreia de Lake Haze, editado pela britânica E-Beamz.


[L’Orange & Jeremiah Jae] Complicate Your Life With Violence

Um dos produtores em maior destaque na Mello Music Group, L’Orange tem trabalhado ao lado de MCs como Kool Keith, Homeboy Sandman ou Mr. Lif. Em 2015 juntou-se a Jeremiah Jae, que vinha de uma jornada de edições na Brainfeeder e na Warp Records, para formar uma dupla em The Night Took Us In Like Family. Produtor e rapper voltam a unir esforços, quatro anos depois, neste novíssimo Complicate Your Life With Violence, que conta novamente com o carimbo da Mello Music Group e convida a participações de billy woods, lojii, Zeroh e Chester Watson.


[billy woods] Terror Management

billy woods é um dos novos heróis de culto da cena underground de Nova Iorque. Apesar da militância ao microfone ter iniciado ainda nos anos 90 — billy passou por grupos como Super Chron Flight Brothers e The Reavers — o reconhecimento apenas começou a chegar na presente década, numa fase em que a aposta na carreira a solo é mais evidente. Depois de ter editado Hiding Places no início deste ano, o rapper que é também metade da dupla Armand Hammer trouxe-nos novo material: Terror Management sai pela sua Backwoodz Studioz e conta com inputs de gente como Blockhead, Mach-Hommy, Pink Siifu ou ELUCID.


[Summer Walker] Over It

Colega de 6LACK na LVRN, Summer Walker lançou o seu primeiro single de sempre, “Session 32”, em 2018, tendo editado o álbum de estreia Last Day Of Summer ainda no mesmo ano. Em 2019 já nos tinha oferecido o curta-duração CLEAR e não nos quis fazer esperar muito até regressar com novidades. Over It é o segundo LP de Summer Walker, que mantém um registo impressionante de edições neste arranque de carreira a todo o gás. 6LACK, Usher, Drake, A Boogie Wit da Hoodie, Jhene Aiko, Bryson Tiller e PARTYNEXTDOOR são os convidados registados no disco.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team