pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 08/05/2020

Está aí o segundo single do projecto que antecipa o EP de estreia pela RAIA Records.

Sem Tirantes: Nero, Amon e DJ Sims doseiam rimas ilícitas na “Esquina”

Texto: ReB Team
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 08/05/2020

Nero, Amon e DJ Sims deixaram hoje escapar uma nuvem de fumo branco: “Esquina” é o mais recente avanço de Sem Tirantes, um projecto a seis mãos cujo EP de estreia sairá pela RAIA Records.

Este será o segundo trabalho com direito a rimas de Nero fora do universo ORTEUM. No currículo do rapper da Trafaria, fora os trabalhos de mistura e masterização, apenas constava a mixtape Palavras Cruzadas, de 2011. Para Amon e DJ Sims, a conversa é outra no que toca a edições: o primeiro continua a ser um dos mais activos da Linha da Azambuja – recentemente cuspiu veneno em Cão; já o veterano DJ, pilar da cena hip hop eborense, tem orquestrado vários lançamentos, seus e de outros artistas, pelo Sistema Intravenoso“N​.​S​.​T​.​S.”, a mais recente faixa da label, é um cypher que junta Valas, Tom, Pródigo, D. Beat ou Bob O Vermelho em cima de uma produção sua.

Sem Tirantes é o grupo onde estes três criativos se cruzam, cuja primeira amostra nos foi dada ainda em 2018. Agora associados à RAIA, o trio está a preparar a edição do EP homónimo, cuja táctica passará por colocar em campo Nero como MC, Amon nas rimas e nos beats e DJ Sims a dar o “corte” final aos temas.



Levantaram o véu ao projecto em 2018, entretanto formou-se a RAIA e o trio está agora de volta com um novo single. De que forma evoluiu o Sem Tirantes neste período?

[Amon] O Sem Tirantes é um projecto que tem vindo a ser feito sem pressões nem prazos. Os beats remetem todos para a mesma altura e os versos foram gravados mais ou menos ao mesmo tempo.

[Nero] Sim, é um projecto que tem estado a fermentar lentamente, entretanto acrescentámos mais uma faixa, com a participação do Tilt e do Mass.

Já têm em mente uma data para lançar o EP? Podem desvendar o número de faixas ou algum convidado que tenham recrutado para o projecto?

[Nero] Ainda não temos uma data exacta para o lançamento do EP mas tá para breve. Garantidamente sai este ano.

[Amon] No total vão poder contar com 7/8 faixas neste EP.

Além de ser um novo grito de revolta em nome do rap de rua, há algum conceito-chave inerente a este trabalho que seja notório em todo o seu alinhamento?

[Nero] Basicamente é uma cena raw, sem brilhos, sem merdas… Sem Tirantes acaba por representar tudo isso.

[Amon] Para além disso não existe mais nenhum conceito subentendido no EP que dialogue com todas as faixas e te faça chegar a uma ideia iluminada que explica a razão da tua life [risos]. Este é o rap que gostamos de ouvir e fazer, com rimas bastante directas, beats boom bap e scratch. Conteúdo da rua na consciência do que somos e do que andamos para aqui a fazer.

Lançaram hoje o segundo single, “Esquina”. O que vos levou a abordar esta temática?

[Nero] A temática da esquina é uma realidade que nós conhecemos de perto. Todos nós conhecemos uma ou mais pessoas que estão nesta “Esquina” aos anos. O som pode ser visto como uma chamada à realidade, um aviso. Mas “Isto foi só um conselho, agora fica ao teu critério”.


Nero sobre “Sem Tirantes”: “O movimento evoluiu bastante mas achamos que se perderam valores”

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos