pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/10/2020

Uma relíquia da música soul e popular brasileira.

Segundo álbum do Trio Ternura​ reeditado em vinil pela Groovie Records

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/10/2020

A Groovie Records é a responsável pela mais recente reedição do segundo álbum homónimo do Trio Ternura, lançado originalmente em 1971. O repress no vinil originou 600 novos exemplares do disco, que começarão a ser distribuídos pela editora a partir do dia 20 de Outubro.

Foi na década de 60 que a banda familiar, formada pelos irmãos Robson, Jurema e Jussara Lourenço da Silva, começou a dar os primeiros passos. O percurso destas três vozes foi fugaz mas deixou marcas na música brasileira, impulsionando a MPB numa fase ainda precoce do género, alimentada pela herança soul e funk que efervesciam na América do Norte. Entre os feitos mais notáveis do grupo estão a participação no programa Jovem Guarda, da TV Record, ou a vitória no Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, enquanto músicos convidados pelo cantor Tony Tornado. Além, claro, dos LPs que editaram, entre os quais este Trio Ternura ou Quinteto Ternura, este último já com uma nova formação.

Nas notas que acompanharam o anúncio da reedição, a lisboeta Groovie Records destacou a fabulosa equipa de produção que acompanhou os três músicos em estúdio, no CBS, para a gravação deste álbum: Raul Seixas e Hélcio Milito trabalharam com algumas das mais altas figuras da música popular do Brasil, como Chico Buarque, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, João Gilberto, Milton Nascimento ou Astrud Gilberto.

As 12 canções de Trio Ternura já podem ser adquiridas no formato digital através do Bandcamp. A edição em vinil entra no mercado nos próximos dias e apresenta-se em duas versões distintas: a impressão em vinil preto conta com 500 exemplares, já a tiragem em vinil colorido, mais limitada, conta com apenas 100 cópias.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos