pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Mendes
Publicado a: 24/04/2024

Liberdade crioula.

Mynda Guevara, Ghoya ou MJ SoulJah nos 50 anos do 25 de Abril no B.Leza

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Mendes
Publicado a: 24/04/2024

Amanhã, 25 de Abril, o B.Leza recebe uma edição especial da Assembleia. A partir das 19h, vários artistas da esfera crioula passam pelo clube do Cais do Sodré.

A Assembleia é uma residência que tem dado destaque aos vários rostos que compõem a cena do rap crioulo no nosso país. No dia em que assinalam os 50 anos desde o derrube da ditadura, os contornos desta festa estendem-se a outros territórios para lá das rimas e batidas, promovendo, por exemplo, concertos de dois grupos de batucadeiras — as Bandeirinha Panafrikanista e as Finka Pé — e também comida, conversas e outras declinações de consciência, anti-racismo e anti-fascismo.

O cartaz do evento é assinado pelo colectivo Unidigrazz e nele encontramos três nomes que têm vindo a ser acompanhados mais de perto pela nossa publicação. Desde logo um aguardado regresso de Mynda Guevara aos palcos, ela que se encontra afastada das edições desde que alinhou no combativo drill que é “ATXIMM” no último dia de 2021. O veterano Ghoya, autor de “Di Oto Lado Lei“, que vimos pela última vez na edição de 2021 do Iminente, após uma participação num debate sobre rap crioulo no MAAT um ano antes, também é convocado a fazer parte desta iniciativa. E ainda MJ SoulJah, um verdadeiro pioneiro do movimento que, em Março passado, passou em revista por cá através de uma grande entrevista conduzida por João Mineiro.

Podem consultar o alinhamento completo no post do B.Leza que partilhamos de seguida.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos