pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Laurent-Orseau
Publicado a: 06/07/2021

A música contemporânea e experimental tem um novo lar em Lisboa.

Rodrigo Amado Refraction Ensemble ou Mike Cooper na edição de estreia do festival Appleton Garagem

Texto: ReB Team
Fotografia: Laurent-Orseau
Publicado a: 06/07/2021

A segunda quinzena de Julho traz mais concertos à capital portuguesa. Entre os dias 15 e 31, a Igreja de Santa Isabel (Campo de Ourique), o Terraço do Centro Cultural e o espaço Appleton Square (Alvalade) recebem a primeira edição do Appleton Garagem. E a entrada é livre.

O festival de música contemporânea e experimental tem a curadoria de David Maranha e Manuel Mota e é organizado pela Appleton Associação Cultural. O cartaz inaugural é composto por 11 artistas e colectivos vindos dos mais distintos pontos do globo, dos Estados Unidos América a Hong Kong.

No dia 15 de Julho, as festividades têm início com uma apresentação de quatro momentos musicais a solo, que têm o italiano Giovanni Di Domenico, o norte-americano David Grubbs, o alemão Jan St. Werner e a belga de ascendência honconguesa Pak Yan Lau como protagonistas.

Segue-se o dia 21, que traz um duplo concerto na agenda: o primeiro é de Dean Roberts, compositor de música electroacústica neozelandês; o segundo tem a assinatura da sueca Helena Espvall, uma multi-instrumentista que explora os campos da improvisação e da folk psicadélica.

Rodrigo Amado, que esteve recentemente em destaque numa grande entrevista conduzida por Rui Miguel Abreu para o ReB, vai levar o seu Refraction Ensemble, composto por Hernâni Faustino (contrabaixo), João Almeida (trompete) e João Valinho (bateria), ao Appleton Garagem no dia 22. Kassel Jaeger, compositor franco-suíço dos domínios da música electroacústica, actua no dia 23.

Antes do fecho da programação musical do certame, há ainda mais três espectáculos no horizonte: dia 28 tem como principal atracção uma apresentação do guitarrista e cantor Mike Cooper, um nome incontornável da guitarra resofónica, que é seguida pelo concerto da dupla portuguesa Poly Vuduvum, que é formada por Diana Policarpo e Marta Ângela (Von Calhau!); para terminar, dia 29, Sarnadas leva para o palco o seu último álbum The Hum, editado em Setembro passado pela Favela Discos.

Entre as 14 horas e as 19 horas de terça a sábado, entre os dias 24 e 31 de Julho, estará também em exibição a nova peça do Projecto Teatral, de João Rodrigues, Maria Duarte, Helena Tavares, André Maranha e Gonçalo Ferreira de Almeida.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos