pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Ivan
Publicado a: 06/03/2023

De hipersensível a Batterie Fragile.

Rita Onofre, Pile, Alex Zhang Hungtai ou Valentina Magaletti na programação de Março da ZDB

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Ivan
Publicado a: 06/03/2023

Novo mês, novo cartaz em marcha na Galeria Zé dos Bois, com vários nomes da música nacional e internacional para ver em acção no Aquário até ao final de Março.

Depois da festa que assinalou o segundo aniversário da The Blacker The Berry, na passada sexta-feira, dia 3, é na quinta-feira, dia 9, que as apresentações ao vivo voltam a ganhar vida no clube do Bairro Alto, através de uma double bill protagonizada por João Espadinha & Primeira Dama e Swilaw. Dia 11, a exploração sonora vai estar em destaque através das prestações da italiana Valentina Magaletti (editou Batterie Fragile e A Queer Anthology of Drums em 2022 e este ano já nos acenou com “Different Rooms“) e do português José Vale (o co-fundador das editoras CARA PODRE e Coração de Boi já leva quatro lançamentos em 2023). Domingo, dia 12, há Blacks’ Myths, dupla de jazz punk formada por Warren Cudrup III e Luke Stewart (companheiro de Moor Mother em Irreversible Entanglements), e DAYA, um outro duo que junta Marta Rodrigues e Bernardo Tinoco.

Um dia antes do concerto no Maus Hábitos, no Porto, os Pile passam pela ZDB no âmbito da digressão em torno do seu novíssimo All Fiction — os EVACIGANA garantem a primeira parte do evento de 14 de Março, numa altura em que já começaram a antecipar o primeiro LP, Fiasco, com “Anáguas“. Dia 15, alinham-se os astros de um jazz cósmico que tem como protagonistas a norte-americana Ana Roxanne e o italiano Giovanni di Domenico. A electrónica proveniente das catacumbas ganha forma no dia 17, com o colombiano Filmmaker a cabeça-de-cartaz numa noite da qual fazem parte ainda Kara Konchar e Meibi. A encerrar a programação da terceira semana deste mês, dia 18, estão dois nomes intimamente ligados exploração musical, Alex Zhang Hungtai (toca no gnration um dia antes) e Pedro Alves Sousa.

Ainda na ressaca do seu último pretend that i care (2021), os The Lemon Lovers juntam Lisboa ao seu roteiro de concertos europeus a 23 de Março. Sexta-feira, dia 24, Rita Onofre dá a provar ao vivo uma música pop de cariz hipersensível, como frisa o título do seu álbum de estreia. Quase uma semana depois (dia 30), são os Abyss Mirrors Unit, liderados pelo guitarrista Luís Lopes, quem mostra o que andou a ser “cozinhado” no estúdio Namouche. A fechar esta programação mensal estão a inglesa Elvin Brandhi e a egípcia Nadah El Shazly, dia 31 — após apresentações individuais, as duas juntam-se em palco para uma rara colaboração.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos