pub

RBTV: “gheezuspieces” é o novo single da próxima mixtape de Gheez

 

[TEXTO] Ricardo Miguel Vieira [FOTO] Direitos Reservados

 

LS para Linha de Sintra. Ou Leeds, nos nortes do Reino Unido. Se procuramos afirmações ou enquadramentos geográficos para Gheez, então ambas as zonas são representadas pelo MC, porque ambas exercem a sua influência na música que produz: é originário da Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro, mas desde os 19 anos que vive, trabalha e escreve rimas na cidade britânica. Todas esses referências – das ruas das LS, do trap, do street rap e até do grime e dos anglicismos – estão bem assinaladas no beat tenso e no egotrip de “gheezuspieces”, single da mixtape 10 Gheezus Pieces que tem lançamento agendado para o início de Novembro com selo Rimas e Batidas.

O videoclipe, produzido pela First Media TV, é um statement de que Gheez está na área para tomar de assalto o trono dos outros rappers. O vídeo arranca com imagens de Dadinho-tornado-Zé Piqueno a tomar a boca” de mais um dealer em Cidade de Deus, metáfora para Gheez “passar geral” nos MCs que se atravessam no seu caminho. “E deus sabe que eu ando maluco, eu só quero matar e enterrar esses beats.” A conversa é sério e no apoio estão os manos LS e da MakeHappen MOB, bem presentes na mensagem e no vídeo.

“Este som traz [uma mensagem de] força como o ‘Dope Lyricz'”, descreveu Gheez ao Rimas e Batidas. “A missão foi a mesma, mas aplicando uma força mais imperativa. Foi por isso que coloquei a cena do filme da Cidade de Deus, quando o Zé Piqueno começa a subir e eliminar todos os drug dealers do caminho. Este som para mim é uma afirmação minha no rap game. Tentei misturar punchlines com realidade e um flow diferente. Foi essa a receita to make it happen.

Sobre a mixtape, o MC adiantou que a sonoridade trap terá uma presença vincada ao longo das faixas, mas que também há espaço para experiências noutros géneros, sempre com o rap na ponta da língua. “10 Gheezus Pieces” vai ser uma mixtape baseada em trap, mas também tem outros estilos de rap. Está uma mixtape completa, creio que consegui antigir o que desejava, em termos d flow, barras e até clipes. A mixtape praticamente reflecte a minha realidade de todos os dias.”

Em Julho, o trabalho de Gheez foi destacado no Rimas e Batidas por transportar consigo o flow e ritmo marcadamente trap que se tem escutado nas produções provenientes da Linha de Sintra nos últimos tempos. Se “Normal” de NGA despertou a atenção para o que andava a ser cozinhado na LS e Trap’s Drama de Landim confirmou essa mensagem transversal ao rap da zona, Gheez, mesmo a milhares de quilómetros da sua hometown Serra das Minas, expõem a herança das influências sonoras e de vida de uma juventude vivida nas ruas da periferia lisboeta.

O lançamento de 10 Gheezus Pieces no Rimas e Batidas será acompanhado de entrevista-vídeo com o rapper na capital britânica, Londres. Fiquem atentos.

 

gheez_10_gheezus_pieces_dr

pub

Últimos da categoria: RBTV

RBTV

Últimos artigos