pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/01/2023

Na escalada.

Raquel Martins antecipa novo EP com “Mountains”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/01/2023

“Mountains” é o avanço que se segue para o novo EP Empty Flower de Raquel Martins, com data de estreia prevista para 17 de fevereiro.

De voz serena, mas impactante, a autora de The Way revela agora uma nova e introspetiva canção, que pretende acender uma luz sobre algumas das frustrações sentidas na pele de quem se esforça para seguir caminho, incidindo numa reflexão sobre emoções e aceitação mesclados com “um groove hipnótico que tenta espelhar o sentimento de escalar uma montanha”.

Criada em Portugal, mas sediada em Londres, a cantora com apenas 23 anos soma já vários feitos, para além do seu EP de estreia, contando com atuações nos mais variados eventos nos Estados Unidos como We Out Hre, Wilderness e Brixton, tendo também pisado palcos por cá, aquando da sua estreia no NOS Alive e no ID_NOLIMITS (a acompanhar Poppy Ajudha nesta última), ambas em 2022. Aclamada por nomes como Jamie Cullum (BBC) ou Dan Digs (KRCW), a artista foi ainda convidada para atuar na icónica cave de Gilles Peterson e a eleita para abrir concertos de lendas como Marcos Valle ou Oscar Jerome, algo que discutiu numa conversa com Luís Carvalho, em 2021, para o Rimas e Batidas — onde já ateava a curiosidade para o seu novo EP — quando questionada acerca do estado em que se encontrava o seu “sonho de menina”, depois de tudo isto, em relação ao que era, quando começou a aventura:

“É giro, porque eu vim para aqui a pensar que se calhar ia ser guitarrista ou algo assim. Quando és conhecido por uma coisa, às vezes é um bocadinho assustador tentar coisas novas. Foi assim quando comecei a produzir, até porque normalmente não vês mulheres a fazer isso. Agora sinto-me mais confiante e acredito que vai correr bem. Acima de tudo, sinto-me contente por conhecer pessoas com quem me identifico, que são genuinamente amigas e que me fazem sentir que há espaço para a minha música. Acho que isso é o mais importante, mais até que esses contactos todos. Em breve também começo a gravar um novo EP. Já estou a escrever umas coisas novas e estou mesmo muito entusiasmada com a ideia de fazer mais música.”

Agora na iminência do lançamento de uma nova obra, mergulhámos de cabeça num comunicado de Martins, com a expectativa de descobrir um pouco mais sobre Empty Flower, que teve “Fragile Eyes” enquanto primeiro single. Cumprindo a missão, revelou-se que este novo projeto oferecerá “um olhar íntimo e introspetivo, condensado num disco que luta e ama em concordância, seguindo as pegadas do seu EP de estreia The Way que captou a atenção da cena musical no Reino Unido”. Ainda na mesma missiva, é anunciado que esta nova obra “surge como uma evolução natural do som único alternativo e de infusão latina de Raquel Martins, ornamentando um disco profundamente vulnerável, produzido por inteiro no seu quarto, tocando em tópicos como normas de género e identidade e apresenta uma reflexão sobre o que significa ser mulher na nossa sociedade”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos