pub

Post Malone e A História do Hip Hop Tuga são as grandes novidades do Sumol Summer Fest 2017

[FOTOS] Sara Coelho

A conferência de imprensa do Sumol Summer Fest aconteceu hoje de manhã e foram reveladas duas grandes novidades para a edição de 2017: Post Malone e um concerto épico com vários nomes importantes do rap nacional.

Num festival para um target mais jovem, a viragem cada vez mais visível para o hip hop foi evidente, algo reforçado na apresentação na Boardriders Ericeira, espaço localizado mesmo junto ao Ericeira Camping e que, pela primeira vez desde o início do SSF, irá receber várias actuações.

 


2


“Um concerto que nos vai contar a história do hip hop português através das músicas mais marcantes dos últimos 20 anos”. Foi assim apresentado o gig único de celebração de uma cultura que nos é próxima e que irá acontecer no dia 30 de Junho. Se à primeira vista parece uma premissa demasiado ambiciosa, o festival à beira-mar prova o contrário com os artistas confirmados: Allen Halloween, Sam The Kid, Ace e Presto, Bispo, Black Company, Capicua, Chullage, Dealema, Dengaz, Dillaz, GROGNation, Holly Hood, NBC, NGA, Valete, Sir Scratch, Tekilla e, nos pratos, DJ Nel’Assassin. Um autêntico desfile de nomes fulcrais para compreender o passado, presente e futuro do rap nacional.

Sensi, o homem por detrás da ideia, contou ao ReB que o conceito surgiu a meias com o irmão Fred – baterista dos Orelha Negra. Numa história que já leva mais de duas décadas, a escolha dos representantes não foi um problema. “Eu falei com todos. Existem uns que não podiam mesmo comparecer, mas eu vou tentar fazer uma mistura de vídeo com os MCs que vão estar presentes… Por exemplo, o Xeg e outros MCs que tiveram uma importância muito grande… Boss AC, Da Weasel. Por razões diversas, não podem estar presentes. Eu quero homenageá-los”, explicou o mentor da ideia acrescentando ainda que a actuação serve um propósito pedagógico: “Metade dos miúdos que meteram 5 milhões no vídeo do Piruka em menos de um mês não conhecem os Black Company e deviam conhecer.”

 


5


A outra revelação mais sumarenta foi a confirmação da presença de Post Malone. O artista é um novato de 21 anos que nunca tocou em Portugal e que começou a carreira em 2015. No ano passado, o rapper/cantor do Texas lançou a mixtape August 26th e o álbum Stoney. Não é por ser novo que não tem tido sucesso: temas como “Congratulations”, com Quavo, “White Everson”, “Go Flex” ou “Too Young” tornaram-se êxitos globais.

Valas e Digital Farm Animals foram os restantes nomes anunciados. O Sumol Summer Fest acontece na Ericeira nos dias 30 de Junho e 1 de Julho. Este ano, o passe com campismo custa 38 euros, enquanto o bilhete diário pode ser comprado por 22 euros.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos