O pianista, produtor e compositor norte-americano John Carroll Kirby atua pela primeira vez ao vivo em Lisboa no dia 11 de Setembro, pelas 21h00, na St George’s Church, encabeçando assim a segunda ronda das The Church Sessions. Os bilhetes custam 25€ (mais taxas) e já se encontram à venda online.
Com formação enraizada no jazz, mas dono de um percurso que atravessa o funk, a soul e a new age, Kirby tem atuado como artista em nome próprio, mas o hype em torno da sua persona deve-se, acima de tudo, ao facto de ser um dos músicos mais procurados do planeta, seja para tocar teclas, para produzir ou até para compor. De Harry Styles a Frank Ocean, de Solange a Will.i.am, passando ainda por Remi Wolf, Steve Lacy (com quem assinou “Bad Habits”, tema nomeado para Canção do Ano nos Grammy) ou Eddie Chacon, este último com quem firmou uma sólida parceria que gerou três belos discos no regresso do veterano cantor californiano à atividade.
A passagem por Lisboa insere-se na digressão europeia de apresentação de Piano Works 2016-2026, disco que vai lançar novamente pela Stones Throw Records e que reúne 14 peças de piano compostas ao longo de uma década em cidades como Los Angeles, Roma, Tóquio e a Nova Zelândia rural, algumas delas recuperadas de emails e pastas esquecidas depois de Kirby ter perdido a casa e os discos rígidos no incêndio de Eaton, em Altadena, em 2025. O álbum sucede a Blowout (2023), trabalho amplamente elogiado pela critica especializada.
As The Church Sessions são uma iniciativa produzida pela CMT Live e tiveram início em Março deste ano, também com uma estreia em Portugal — no caso a do guitarrista brasileiro Fabiano do Nascimento, numa noite partilhada com a artista lisboeta Inóspita. Para esta segunda sessão será convidado um outro artista nacional para fazer a primeira parte do evento, cujo nome está ainda por revelar.