OutKast: mas, afinal, o que andam a fazer Big Boi e Andre 3000?

[TEXTO] Diogo Santos [FOTO] Direitos Reservados

Algures num servidor ali para os lados da Covilhã estará alojado um site com um cronómetro a contar anos, dias, horas, minutos e segundos que se vão passando desde a edição de Speakerboxxx/The Love Below. Ou, sendo menos rigorosos, desde o lançamento da banda sonora original do filme Idlewild – para todos os efeitos, o último registo de longa duração dos OutKast… e já lá vão quase 11 anos. Afinal, que andam a fazer Big Boi e Andre 3000? Simples, como muitos de nós, andam ocupados com música, cinema, televisão e videojogos.

Começando por Antwan Patton, ou Big Boi. Este tem novo disco na manga, o terceiro longa duração terá edição em Junho próximo e já sabe que contará com participações de Jeezy, Killer Mike, Adam Levine, Hatsune Miku (sim, a vocaloid), Cee Lo Green e versos por revelar ao mundo de Pimp C, rapper falecido em 2007. Também se fala em Gucci Mane. Recorde-se que há uns meses este se desbocou todo e deu origem a uma série de rumores que davam como certo um novo álbum dos OutKast. Foi-se a ver e, afinal, não era nada. Bom, o Boomiverse de Big Boi sucederá a Vicious Lies and Dangerous Rumors (2012) e a Sir Lucious Left Foot: The Son of Chico Dusty (2010). De 2006 para cá, também não abrandou em colaborações, onde se destacam ilustres como Run the Jewels, Pusha T ou Janelle Monáe. Na última década, apareceu também numa mão cheia de filmes e em dois videojogos.

 



Portanto, fazendo um pequeno exercício de suposição, é possível que Big Boi esteja a magicar este seu novo álbum há cerca de ano e meio, já que é desde 2015 – aquando do lançamento do EP Big Grams em colaboração com os Phantogram – que o seu nome não surge em posters de filmes ou em livretos de discos. Há quanto tempo não pensavam nos livretos dos discos compactos? De Boomiverse já se conhecem dois singles, ambos estreados em exclusivo no podcast de Zane Lowe: “Mic Jack”, com a participação de Adam Lavine, e produção de DJ Dahi (Kendrick Lamar, Drake) e DJ Khalil (Eminem A$AP Rocky); e “Kill Jill”, com a participação de Killer Mike e Jeezy.

Do grupo restrito de pessoas que já espreitou Boomiverse, destacam-se os filhos de Big Boi, que em Dezembro passado já haviam sentido o pulso a cerca de 80% do disco: “Eles ouvem o novo material mal ele sai do estúdio, sempre que os levo à escola. Coloco certas faixas, certos beats e vejo se eles dançam no banco do carro. Eu sei que eles têm bom gosto… já ando a fazer estes testes com os meus filhos desde ‘Bombs Over Baghdad’ e ‘Ms. Jackson’” – em Creative Loafing Tampa Bay.

Então e André Benjamin? Até à data, e em nome próprio, nada de música nova. Nos últimos três ou quatro anos, parece mais apostado na carreira de actor. Desde as participações em séries como The Shield, About a Girl ou American Crime até ao grande destaque em longas-metragens como é exemplo Jimi: All is by my side, em que Andre 3000 interpretou o papel de Jimi Hendrix. Ou até na escrita e criação da série infantil Class of 3000, para o Cartoon Network. Estará sem tempo para escrever um disco inteirinho de início ao fim… Mas, sorrateiramente, lá vai assinando colaborações em alguns dos registos mais inspirados dos últimos tempos: The Life of Pablo, de Kanye West; Blond, de Frank Ocean; Birds in the Trap Sing McKnight, de Travis Scott; A Seat at the Table, de Solange; We Got if from Here… Thank you 4 Your Service, de A Tribe Called Quest; ou Passion, Pain & Demon Slayin’, de Kid Cudi… e estes só em 2016.

 



“Estou sempre a gravar material novo. Mas não posso definir datas. Já me meti em problemas sempre que tentei prever o que quer que seja, por isso, deixo as coisas andar. Gostava de lançar um novo projecto musical, mas logo veremos”, dizia Andre 3000, à Billboard, há cerca de ano e meio.

Então, e os OutKast? Desde 2014, quando se reuniram para uma digressão, que não há grandes novidades. Big Boi, com o álbum praticamente fechado, está já a trabalhar na promoção do mesmo. Andre 3000 estará a decorar diálogos e a ler guiões. E diz que continua, também, a compor. Valha-nos, no meio de tanto segredo, o engano de Gucci Mane que valeu uma reacção oficial de um representante de Andre 3000, afirmando que “não há novidades sobre os OutKast”… Pela Internet, é fácil encontrar um conjunto de rumores e, vá, de desejos. Há inclusivamente quem cite fontes próximas do duo, dando conta de que estão de facto a trabalhar em novo material e que o regresso em grande está marcado para 2018, com tudo aquilo a que temos direito, inclusivamente uma tour.

Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music, electric revival
Power music – “B. O. B.” – Stankonia

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team