Os instrumentais de Bandana saem em vinil no início de 2020

[FOTO] Sebastião Santana 

O segundo álbum colaborativo de Freddie Gibbs & Madlib vai merecer uma versão instrumental lançada em vinil: já podem fazer a pré-encomenda de Bandana Beats, mas os LPs só começam a ser enviados na data de lançamento, a 31 de Janeiro de 2020.

Bandana, o sucessor de Pinãta, saiu em Junho e foi apresentado na edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura. Sem grandes surpresas, o disco tem feito parte das listas de melhores álbuns de 2019: Complex, Vulture ou Wire foram algumas das publicações internacionais que incluíram o longa-duração nas suas escolhas — e também aparece em 36º lugar no top da Blitz.

No Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu não poupou elogios ao trabalho:

“O resultado, tanto das ‘escavações’ como das compras ‘oportunistas’ na Internet, é bastante sério: Madlib defende a sua visão de hip hop com unhas e dentes, apresentando aqui um conjunto de beats feitos à medida do flow e da personalidade de Freddie Gibbs, que podem usar texturas clássicas, mas não enjeitam cadências modernas (‘Half Manne Half Cocaine’ é Madlib a dizer-nos que sabe muito bem o que é o trap na forma como programa os seus hi hats), soando sempre sofisticados, com múltiplas camadas significantes, algures a meio caminho entre a economia zen de RZA, o caos harmónico da Bomb Squad, a densidade orquestral de David Axelrod e a riqueza textural de Charles Stepney ou dos irmãos Mizell. Madlib não é um mero produtor: é também um arranjador de mão-cheia, capaz de gerir dinâmicas dentro de uma faixa como poucos, sabedor do potencial dramático e narrativo de um tema, como os melhores compositores para cinema, por exemplo. O que dá jeito, porque Freddie Gibbs consegue ser um óptimo ‘argumentista’ e ‘actor’.”

No início deste mês, a dupla norte-americana viu publicado um dos melhores concertos do ano no Tiny Desk, palavras da própria redacção da NPR Music, contando com a preciosa ajuda da banda El Michels Affair.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team