pub

Publicado a: 12/10/2015

RBTV: O mundo de Batida(s) de Pedro Coquenão – Parte I

Publicado a: 12/10/2015

 

[TEXTO] Bruno Martins [FOTO] Ana Brígida/Rede Angola

 

Lisboa, Verão de 2015. Num condomínio de garagens, ali para os lados da Ajuda, mais de uma dúzia de gatos pretos estende-se à sombra, tentando descansar, ignorando a atenção que lhes é dada e o espanto de se ver uma família de tantos alegados gémeos felinos. Também se poderia dar o cenário de haver gente a fugir a sete pés, com receio de ser amaldiçoada 12 vezes.

Pedro Coquenão passa ao lado, olha e sorri. Depois sorri, para nós, simpaticamente. Tinha combinado uma conversa com a equipa do Rims e Batidas que servia também de apresentação do espaço onde trabalha diariamente, há já um valente par de anos, no seu projecto Batida. Falar de Batida e falar de Pedro Coquenão é falar de uma e a mesma pessoa, apesar de, por vezes, ainda ir assinando artisticamente – em certas situações – o nome DJ Mpula.

Quisemos conhecer o universo de Coquenão, que é o planeta de Batida. Podíamos ter seguido Pedro para outro sítio qualquer: para o palco, para casa, numa digressão, em Lisboa, Londres ou Luanda – onde está sempre um pedaço do seu coração (e nos últimos meses, provavelmente, mais do que nunca). Mas é nesta garagem, onde cabe sempre mais um instrumento comprado, construído ou oferecido; onde cabem livros, discos, souvenirs, mapas… que se vai enchendo de material próprio ou de amigos, que encontramos a génese e a intimidade artística de Batida.

Pedro convida-nos a entrar e a descobrir um pouco este seu mundo – como se, em jeito de brincadeira, fosse o “Cribs” da MTV, em versão sem-fanfarronice.

Esta é a primeira de quatro partes de uma conversa longa e franca que tivemos com Batida – nem podia ser de outra forma. Sigam viagem à boleia de Pedro Coquenão pelo seu estúdio onde ficamos a conhecer o espaço, as memórias de viagens (umas mais antigas outras mais recentes) e alguns instrumentos que vai criando e com os quais vai tocando.

pub

Últimos da categoria: Entrevistas

RBTV

Últimos artigos