Mndsgn e mais oito: o guia ReB para o Nova Batida 2018

[FOTO] Direitos Reservados

A febre dos festivais ainda não acabou: o Nova Batida começa hoje e apresenta um cartaz que prima pela diferença. Com a acção principal a decorrer no LX Factory e Village Underground, ambos em Lisboa, a primeira edição do festival arranca às 16 horas e só fecha a loja às 6 da manhã de domingo.

A música aparece no meio de toda a experiência proporcionada pelo evento (festas em barcos, aulas de surf ou yoga), e não deixa de ser notável a selecção de músicos e DJs que vão passar pela capital portuguesa. Para não se perderem entre palcos e concertos — alguns acontecem à mesma hora –, o Rimas e Batidas escolheu nove actuações que não podem falhar.

 



Mndsgn (sexta-feira/18h30/Village Underground/palco principal) produziu músicas de Danny Brown, Jonwayne, Quelle Chris, Ivan Ave, Ill Camille, Milkavelli, SiR e Prophet, mas é a solo que vinca a sua identidade: Yawn Zen (2014) e Body Wash (2016), os dois álbuns editados pela Stones Throw Records, contêm beats lo-fi, rasgos psicadélicos e vozes embebidas em efeitos, mas também malhas a puxar o funk e o disco para o centro da conversa.

De seguida, o neo-soul e o jazz de Yazmin Lacey (sexta-feira/20h00/Village Underground/palco principal), artista que faz parte do elenco da editora dos Children of Zeus, invade Lisboa. When The Sun Dips 90 Degrees, EP lançado este ano, deverá ser a base do concerto.

Os Mount Kimbie (sexta-feira/21h30/Village Underground/palco principal) regressam a Portugal (actuaram na edição do ano passado do Lisboa Dance Festival) e trazem na bagagem Love What Survives, disco que saiu com o selo da Warp Records e contou com participações dos ilustres King Krule e James Blake. 

Maribou State (sexta-feira/23h00/LX Factory/palco principal) é a última sugestão para o dia de hoje. Chris Davids e Liam Ivory lançaram recentemente Kingdoms in Colour, o seu segundo álbum. O sucessor de Portraits é um reflexo das viagens da dupla por países como Austrália, Marrocos ou Índia. 

Amanhã, os veteranos assumem papel importante na programação. Gilles Peterson (sábado/00h00/LX Factory/palco principal) e Peanut Butter Wolf (sábado/21h30/Village Underground/club) estão na linha da frente e mostram as pérolas musicais que têm nas suas colecções. 

Little Dragon (sábado/22h40/LX Factory/palco principal), banda sueca que já trabalhou com SBTRKT, Big Boi, De La Soul, Kaytranada ou Mac Miller, e Skinny Pelembe (sábado/19h45/Village Underground/palco principal), músico que edita pelo selo criado por Peterson, oferecem pop, electrónica, jazz e “Afro Psychadelic Soul” na sua passagem pelo território nacional. Para fechar com chave de ouro, DJ Marfox (sábado/02h00/Village Underground/club) toma conta da pista com o seu “kuduro de Lisboa“. 

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team