M3DUSA, o trio que quer “homenagear aquelas que fazem música e que continuam a ser relegadas para segundo plano na indústria musical”

[FOTO] Direitos Reservados

Há duas novas datas em Lisboa no horizonte das M3DUSA. O trio actua na Fábrica Musa este sábado, das 23h às 2h30, e toma conta do In Bloom no dia 14 de Dezembro, entre as 22h e as 3h.

As M3DUSA são um novo colectivo de DJs formado por Mónica Caldeira, Inês Condeço e Inês Abreu — as duas últimas já colaboraram com o Rimas e Batidas. Inspiradas pela figura mitológica da mulher com um ninho de cobras na cabeça, capaz de petrificar com o olhar, representação da misoginia e do preconceito ainda hoje presentes na nossa sociedade, o projecto tem como missão promover música exclusivamente feminina e queer que é criada pelos quatro cantos do mundo, proveniente das mais variadas camadas sociais e backgrounds étnicos, contribuindo assim para uma cena DJing mais plural dentro do nosso país. E, claro, “mostrar como a música feminina é tão merecedora da vossa atenção como qualquer outra”.



Numa nova investida para equilibrar a balança da indústria musical, que acreditam ainda ser dominada pelo homem, o grupo conta com várias cartas na manga para fazer passar a sua mensagem, não esquecendo até outro tipo de iniciativas que vão para além da arte do som.

“Outro dos focos do projecto consiste ainda em em querermos fazer algumas brincadeiras durante os DJ sets que nos permitam interagir com o público e passar a nossa mensagem e conceito. Isso passaria por usar adereços durante os eventos e multimédia, e outras coisas como usarmos arte guerrilha. No futuro ainda pensamos na eventualidade de organizar festas e eventos culturais como conversas, sessões de cinema e exposições”, explicam em comunicado.

O trio estreou-se ao vivo no passado dia 24 de Setembro no Copenhagen, Cais do Sodré, tendo no mês seguinte subido até às Caldas da Rainha, para ajudar na recepção ao caloiro da ESAD. De regresso à capital, as M3DUSA passam pela Musa já este sábado, antes subirem o tom da festa com a invasão do espaço In Bloom: “Além do DJ set, vamos explorar o espaço da pista com decoração e adereços, com os quais as pessoas possam interagir e depois até levar para casa. E tudo sempre relacionado com o nosso conceito feminista”. A entrada não é paga mas vão poder fazer donativos para a M3DUSA e para a APAV (50% do total angariado)

O aquecimento começa aqui mesmo com uma playlist desenhada pelo trio:


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team