pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Catarina Branco
Publicado a: 15/12/2023

Coimbra mexe.

Luís Severo, Marcelo dos Reis, Club Makumba ou Alabaster DePlume no arranque de 2024 do Salão Brazil

Texto: ReB Team
Fotografia: Catarina Branco
Publicado a: 15/12/2023

O Salão Brazil, sala de espetáculos coimbrã gerida pela associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube desde 2012, avançou nomes como os de Luís Severo, Alabaster DePlume, Club Makumba ou Marcelo dos Reis na sua bem diversa programação para o primeiro trimestre de 2024.

O destaque inicial do arranque de 2024 para este incontornável espaço cultural de Coimbra é a apresentação de Luis Severo no dia 23 de Fevereiro, que assim apresentará o seu próximo álbum, Cedo Ou Tarde. Com música que reclama uma essência familiar e de amizades próximas, o artista explora os desafios de um mundo dividido, oferecendo uma reflexão profunda sobre os “tremores de um possível apocalipse”, como sugere a comunicação oficial.

A 1 de Março, Alabaster DePlume regressa ao Salão Brazil depois de ter marcado presença na edição 2022 do festival Jazz ao Centro. O singular saxofonista britânico virá apresentar o seu projecto mais recente, Come With Fierce Grace, lançado com selo da International Anthem. No dia seguinte, 2 de Março, os portugueses Club Makumba, projecto igualmente distinto de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo, tomam o palco da baixa coimbrã para uma exibição ao vivo das onze faixas do álbum homónimo, trazendo hinos de luta e mudança com uma energia gloriosa e contagiante.

Casa com atenção especial oferecida ao jazz, o Salão Brazil manterá essa umbilical ligação através de concertos como o que o guitarrista Marcelo dos Reis — recentemente entrevistado no Rimas e Batidas — que aí levará o seu último Flora logo a 5 de Janeiro — esse trabalho em trio foi lançado já na recta final deste ano de 2023 pela JACC Records. O trio Trilla/Edwards/Vicente está escalado para tocar a 19 de Janeiro e o último fim-de-semana do mês fica reservado para o trio SUL de Luís Figeiredo, Bernardo Moreira e Bernardo Couto, que também terá por missão apresentar um registo que mereceu selo JACC, em 2022. Seguir-se-ão o Anna Lundqvist Lisboa Cinco, a 9 de Fevereiro e o quarteto lisboeta Apophenia, a 23 de Março.

Ao longo dos primeiros três meses de 2024, o Salão Brazil manterá também a sua já firmada tradição de jam sessions quinzenais, proporcionando um espaço para amantes do jazz se reunirem e trocarem ideias musicais. Todas as quintas, a partir de 4 de Janeiro de 2024, um trio residente aquecerá o início de cada noite.

O Salão Brazil, além de ser um natural polo do jazz em Portugal, não se limitará, no entanto, a esse género neste trimestre, apresentando ainda uma variedade de outros artistas, incluindo Janeiro & Paulo Novaes, Tricycles, Zarco, Cabrita, O Gajo & Ricardo Vignini, Wakadelics, Leo Middea, Tracy Vandal + John Mercy, Dela Marmy e Rodrigo Alarcon.

Todos os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL e nas lojas da Baixa de Coimbra: Coolaboola Colab, Gang of Four e Lucky Lux. Na sala, é possível adquirir os ingressos meia hora antes do início de cada espetáculo.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos