pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Jack McKain
Publicado a: 08/06/2022

Uma estreia que promete.

Lisboa é a primeira paragem na próxima digressão europeia de Pink Siifu

Texto: ReB Team
Fotografia: Jack McKain
Publicado a: 08/06/2022

A cidade de Lisboa aparece no topo do cartaz que anuncia uma nova tour de Pink Siifu por território europeu. A 29 de Julho, o artista americano irá actuar na Galeria Quadrum, o início de uma série de datas que o levarão até países como a Bélgica, Polónia, Reino Unido, Dinamarca ou França.

A base do alinhamento para esta digressão será NEGRO, álbum editado há dois anos e que fez parte da lista de melhores álbuns internacionais desse mesmo ano para a equipa do Rimas e Batidas. Fiquem com um excerto da crítica que saiu por aqui:

“Em 2020, de acordo com Pink Siifu, essa liberdade absoluta e incondicional alcança-se com uma ácida, abrasiva e violenta mistura de hip hop, punk hardcore e free jazz, tudo cruzado num lamaçal sonoro que soa a vórtice gerado pela velocidade dos tempos correntes. NEGRO é um manifesto duro, o reverso possível para Untitled (Black Is) dos SAULT: onde este encontra clareza na gestão do silêncio e na economia extrema de meios, na harmonia das vozes, aquele prefere o assalto frontal, a barragem sonora, a rajada como estratégia e o grito como libertária expressão da raiva.”

Meses depois, Siifu lançava FlySiifu’s, projecto colaborativo com o acabado de se estrear em Portugal Fly Anakin e em que se moveu de outra forma, tal como nos explicou RMA: “O tom é jazzy, fumarento, não tanto ‘boom bappy’ no clássico sentido nova-iorque-1994 do termo, mas mais cinemático, sépia, com marcações rítmicas mais discretas e máxima intensidade textural que serve na perfeição as rimas da dupla.”

Ele é rap (mais clássico ou mais moderno, como demonstrou, por exemplo, em “Griptape’!!”), punk, free jazz… mas também neo-soul da linhagem NxWorriesB.Cool-Aid, duo com Ahwlee (que recentemente também visitou Portugal enquanto DJ de Navy Blue), tem os deliciosos BRWN (2017) e Syrup (2019) no catálogo.

De 2021, GUMBO’! é o seu mais recente longa-duração e será, certamente, outro dos focos do seu espectáculo ao vivo. 29 de Julho haverá, então, lugar a um concerto de Pink Siifu em Lisboa, na Galeria Quadrum. Para marcar nas agendas.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos