Kraftwerk são cabeças de cartaz na noite RBMA do NEOPOP

[FOTO] Direitos Reservados

 

Finalmente há confirmação oficial: os alemães Kraftwerk serão cabeças de cartaz no festival Neopop apresentando-se no último dia no âmbito da programação carimbada pela Red Bull Music Academy. No início da semana, os conterrâneos Moderat (live) também confirmaram presença neste festival de música electrónica que todos os anos acontece em Viana do Castelo.

O prestigiado Jon Savage republicou em 2012, no jornal Daily Note da Red Bull Music Academy, uma entrevista com os Kraftwerk originalmente conduzida em 1991 que pode ser encontrada nos arquivos da revista digital da academia. Nessa entrevista, Savage questiona Ralf Hutter sobre o reconhecimento da influência dos Kraftwerk no hip hop e no techno e o músico, sempre económico nas respostas e algo modesto, responde que não tem consciência disso, mas que vai recebendo “algum feedback“. Ainda que por algum razão o posso não reconhecer – seja modéstia ou honesto desconhecimento – a verdade é que se pode mesmo imputar aos Kraftwerk a faísca original de muitos géneros desenvolvidos no terreno da electrónica pelo que a sua inclusão no cartaz de um festival desta natureza faz pleno sentido.

Os Kraftwerk voltam a Portugal depois das actuações em Lisboa e no Porto, em 2015. O formato será o mesmo: 3D live. Este regresso ao nosso país de um dos grupos mais icónicos da denominada cena krautrockhá mesmo quem garanta que foram mais influentes do que os Beatles – obriga todos os festivaleiros a virar a atenção para o NEOPOP.

Também da Alemanha virão os Moderat que assim regressam a Portugal depois da actuação em Lisboa na última noite de Halloween. O LX Factory recebeu o trio e o Rimas e Batidas esteve presente para testemunhar a apresentação onde se tocaram temas dos três álbuns do grupo – um dos mais sagazes e inventivos a juntar a pop e electrónica nos dias de hoje.

Dax J, DJ Stingray, Sonja Moonear, Paula Temple, Eric Cloutier, Planetary Assault Systems, Rødhåd e Voiski são as outras confirmações para o certame de Viana do Castelo. O festival realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de Agosto e o passe tem o preço de 75 euros (passe 3 dias) e 40 euros (diário). Imperdível!

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team