pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2022

10 anos.

José James, Smoke Hills, Karyna Gomes, Garfo ou Manuel Linhares na 10ª edição do Que Jazz É Este?

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2022

Entre 20 e 24 de Julho, o festival Que Jazz É Este? acontece em Viseu e integra 11 concertos para público em geral, 5 concertos em formato ambulante na rua, 5 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 1 exposição, 3 conversas, 20 horas de rádio ao vivo e 5 sessões cinema musicado ao vivo.

Pelo Parque Aquilino Ribeiro passam José James, “o vocalista jazz para a geração hip hop” que lançou discos como While You Were Sleeping (2014), Love In A Time Of Madness (2017) e Lean On Me (2018) pela histórica Blue Note — depois de se estrear com The Dreamer (2008) pela Bronswood de Gilles Peterson; Spinifex, banda baseada em Amesterdão; Karyna Gomes, cantora e compositora da Guiné-Bissau; e o habitual espectáculo do Colectivo Gira Sol Azul, que este ano convidam Jason Rebello e Sumudu.

No âmbito da parceria com o Carmo’81, o Combo Jazz da Gira Sol Azul (composto pelos mais jovens músicos) apresenta-se num concerto especial com Smoke Hills, viseenses que colocaram cá fora O Homem Que Viu o Sol, o seu álbum de estreia, através da Paga-lhe o Quarto de Keso, em 2021.

É nos claustros do Museu Nacional Grão Vasco que Pedro Moreira Sax Ensemble apresenta Two Maybe More, peça escrita para o espectáculo de Sofia Dias, Vítor Roriz e Marco Martins, adaptada entretanto para ensemble de 8 saxofones, ao qual se juntam contrabaixo e bateria.

A Casa do Miradouro, que é também Palco Inatel, acolhe Peixe Boi e Garfo. Os últimos mereceram atenção de Rui Miguel Abreu nas suas Notas Azuis, acabando 2021 na lista de melhores álbuns nacionais da coluna dedicada ao jazz.

Com “uma classe plena e uma alma funda“, Manuel Linhares apresentar-se-á no Teatro Viriato para mostrar o seu Suspenso. Miguel Valente Quarteto, vencedor da 1ª edição do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, toca na Pousada de Viseu.

A Rádio Rossio volta a emitir a partir da sua caravana/estúdio móvel, que usa frequências de rádios locais com programas especialmente concebidos para o festival. Em 2022, as manhãs são comandadas por radialistas locais e as tardes por RMA (Rimas e Batidas/Expresso/Antena 3) e Ricardo Ramos (Viseu Demo Tapes).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos