pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/01/2023

Sons que prometem abanar São Miguel.

HHY & The Kampala Unit, Inês Malheiro e King Kami entre as novas confirmações do Tremor’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 18/01/2023

São muitos os nomes lançados pelo Tremor num novo anúncio relativamente aos contornos da edição deste ano, que vai decorrer entre os dias 28 de Março e 1 de Abril na ilha de São Miguel, Açores.

Depois de ter liderado os destinos de HHY & The Macumbas, Jonathan Saldanha aceitou o convite da Nyege Nyege Tapes para uma residência artística na capital do Uganda. Foi por lá que, em conjunto com outros músicos locais, deu vida ao projecto HHY & The Kampala Unit, nome utilizado para assinar Lithium Blast, um fracturante disco selado em 2020 pela editora daquele país do leste de África e uma das melhores edições que o Rimas e Batidas coleccionou nesse ano. Florence Lugemwa (trompete) é quem acompanha Saldanha nesta visita ao Tremor, com a organização do certame a apontar para uma actuação marcada pela “fusão futurística de dub, techno e percussão visceral”.

Para Inês Malheiro, todos os sons são moldáveis e mutáveis e são essas duas características que atribuem unicidade à música que edita em nome próprio. Em Outubro do ano passado, descreveu aquilo que cria como um “parque de diversões autêntico“, na ressaca do lançamento do seu primeiro álbum Deusa Náusea, que contou com o carimbo da Lovers & Lollypops.

King Kami começou por dar nas vistas como DJ de Pedro Mafama, mas rapidamente se assumiu como figura de proa no circuito clubbing nacional. O seu ecletismo na selecção de temas de dança — o brega funk é das suas melhores armas para arrancar movimentos da plateia — levou-a a figurar inúmeros cartazes das noites lisboetas (mas não só) e a associar-se a iniciativas como cara//vag//yo, mina, Rádio Quântica, Dengo Club ou Brega Agrega.

Juntamente com estes três artistas, o Tremor confirmou também as presenças de Cobrafuma, Dame Area, Kabeaushé, Lalalar, Lulu Monde, LYZZA & 8stars, MSHR, Unsafe Space Garden, Verde Prato, Alfredo, Atelineiras + Paco Piripiri, DJ Fitz, DJ Flo e MC Sissi & Doutor Urânio para aquela que será a sua 10ª edição. No final do ano passado o festival já tinha anunciado Divide and Dissolve, Marina Herlop, Pongo, Ill Considered, Angel Bat Dawid, Fado Bicha e Bia Maria, entre outros. Os passes gerais encontram-se à venda por 60 euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos