Lithium Blast é o álbum de estreia dos HHY & The Kampala Unit, o novo projecto de Jonathan Uliel Saldanha, e vai ser editado a 22 de Outubro pela Nyege Nyege Tapes.
O disco será o culminar de uma residência artística por parte do homem do leme dos HHY & The Macumbas no Uganda, a convite da editora Nyege Nyege Tapes, sediada em Kampala. Durante esta aventura, o multidisciplinar e polivalente artista portuense — que também dá cartas em projectos como Fujako ou Faca Monstro — compôs, produziu e dirigiu as gravações, no Boutiq Studio, para os 11 temas que fazem parte de Lithium Blast. Omutaba (percussão), Florence Lugemwa (trompete), a Uganda Prison Brass Band (nos restantes sopros), Don Zilla (vozes adicionais) e Diogo Tudela (sonoridades sintéticas adicionais) foram os músicos que trabalharam com Saldanha neste novo longa-duração.
Lithium Blast é-nos apresentado coberto por uma capa desenhada por Daniel Martins e Joana Pestana e surge descrito pela editora como uma peça “que nos atrai para uma sinestesia cosmogónica embebida numa atmosfera sci-fi onírica”, composta por faixas que se traduzem em “belas fusões da virtuosidade cerebral, criatividade cósmica, energia crua e sensualidade visceral”, que deambulam entre o dub, o tehcno, os padrões de percussão tradicionais e os ambientes cinemáticos mais fantasmagóricos.
O primeiro single, “Lithium Blast”, já se encontra disponível para escuta e chegou acompanhado de um videoclipe realizado pelo próprio Jonathan Uliel Saldanha, que dirige uma espécie de instalação artística pintada por Adrian Migadde e captada pelos planos pouco ortodoxos da lente de Mantas Kvedaravicius.