pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/10/2021

E o som da West Coast nunca mais foi o mesmo...

Há dois álbuns seminais de DJ Quik com reedições em vinil previstas para 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/10/2021

Safe + Sound e Rhythm-Al-Ism, duas importantes peças de DJ Quik que ajudaram a impulsionar a estética g-funk, vão ser alvo de reedições em duplo LP, que chegam ao mercado a 4 de Março de 2022.

É um dos grandes responsáveis pela estruturação do som característico do hip hop criado a partir da Costa Oeste norte-americana. David Marvin Blake nasceu em Compton no ano de 1970 e abandonou a escola aos 16 anos para se focar na sua arte, depois de ter passado alguns anos a aperfeiçoar o seu skill através da criação de mixtapes caseiras, sendo The Red Tape a mais emblemática dessa sua fase primordial.

Após o arrastão verbal causado pelo gangsta rap dos N.W.A no final da década de 80, Quik foi pioneiro durante o surgimento de uma nova corrente que viria a tornar-se marca-de-água no som daquela zona na década seguinte. Em 1991 junta-se à Profile Records para uma série de quatro discos que viriam ajudar a vincar essa mesma linguagem musical. Depois de Quick Is The Name e Way 2 Fonky, a relação com a editora findou-se após os lançamentos de Safe + Sound e Rhythm-Al-Ism (Over 70 Minutes Of Commercial-Free Music), os seus terceiro e quarto álbum, respectivamente.

Ambos os trabalhos atingiram o certificado de ouro pelo bom desempenho comercial e ao rapper e produtor juntavam-se outros talentos que estavam a despontar ao serviço dos microfones — dos amigos de longa data 2nd II None a outros que se viriam a tornar figuras incontornáveis para a cultura, como Snoop Dogg e Nate Dogg. “Get At Me”, umas das faixas de Safe + Sound, esteve até em destaque na semana passada na rubrica Salute The Sample, da Rock The Bells Radio de LL Cool J — depois da transição do break original (“Rigor Mortis”, dos Cameo) para o resultado obtido por Quik, o icónico MC autor de “Mama Said Knock You Out” reconhece logo estar à escuta de “um dos maiores produtores de hip hop”.

Cada um dos duplos LPs custam 26 libras, contêm novas masterizações dos temas levadas a cabo por Simon Francis e são prensados por Pete Norman na Record Industry. As encomendas podem já ser efectuadas através da Be With Records.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos