pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Ian Witchell
Publicado a: 02/02/2023

Agitação cultural em Braga.

gnration celebra 10 anos com concertos de Panda Bear & Sonic Boom, Tim Hecker, Bandua ou Rian Treanor

Texto: ReB Team
Fotografia: Ian Witchell
Publicado a: 02/02/2023

Ao longo do segundo trimestre deste ano, a gnration comemora o seu 10º aniversário com uma programação de se de se lhe tirar o chapéu.

A celebração em torno da marca redonda arranca logo a 1 de Abril com a apresentação de ¡ay!, mais recente disco da artista e compositora colombiana Lucrecia Dalt. Dia 14 do mesmo mês, uma performance de Diogo Tudela com a Supernova Ensemble dá por encerrada a exposição/instalação “Gesto & Síntese”. Os norte-americanos Dave Douglas (trompete) e Joey Baron (bateria) fazem a locomotiva jazz passar por Braga dia 15. Num novo capítulo de Órbita, um ciclo pensado para o formato online, o sound design apurado de Elías Merino & Rian Treanor (com quem conversámos em Junho passado) cruza-se na recriação de Computational Vandalism in South Yorkshire, dia 19. A exploração pelos terrenos da electrónica prolonga a sua estadia no gnration até 21 de Abril, com um espectáculo de Tim Hecker que vai decorrer em torno de No Highs, o álbum que edita um par de semanas antes.



A grande festa de aniversário do espaço bracarense tem o seu momento mais alto no dia 29 de Abril, com o gnration open day a oferecer uma programação composta por oito espectáculos musicais. Panda Bear & Sonic Boom são os nomes em maior destaque (no ano passado editaram Reset, trabalho que passou pelas páginas do ReB sob a forma de reportagem e entrevista), num cartaz que contempla ainda Bandua (autores de um dos melhores discos de 2022 para o ReB) e Inês Malheiro (Deusa Náusea valeu uma entrevista à esteticista sónica da Lovers & Lollypops). Serge Frtiz, Arsenal Mikebe, De Shuurman, Candy Diaz e Orquestra de Dispositivos Eletrónicos + Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (em jeito de ode ao gnration e com condução de Ece Canli) completam o alinhamento.

Depois da poeira assentar, Maio e Junho trazem mais propostas de peso: dos portugueses Glockenwise e Mané Fernandes & José Diogo Martins (quatro mãos bastam para operar um combo entre guitarra eléctrica, MPC e sintetizadores) às importações musicais de projectos como o da violoncelista e compositora do Guatemala, Mabe Fratti, ou da banda japonesa de punk e doom por detrás da série Heavy Rocks, os Boris. Todas as datas e restante calendarização podem ser consultados na agenda digital do gnration.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos