pub

Publicado a: 28/07/2017

Festival Iminente: E se Portugal fosse representado por uma música?

Publicado a: 28/07/2017

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [ILUSTRAÇÃO] Abel Justo

O desafio é simples: se tivessem que escolher uma música que representasse Portugal, qual seria? O Festival Iminente, evento que decorre hoje e amanhã, em Londres, foi o propósito para falarmos com sete artistas presentes no cartaz e espicaçarmos a sua criatividade.

DJ Big, DJ Glue, DJ Ride, Allen Halloween, Francis Dale, Scúru Fitchadu e Batida atiraram-se sem medos ao desafio e seleccionaram uma série de canções que atestam o ecletismo da comitiva nacional que vai actuar na Old Truman Brewery a convite do Vhils, um dos nomes que leva o nome de Portugal para cada canto do mundo.

 


[DJ Big] Sam The Kid – “Diversidad”

“Para mim, cada música representa um bocado de Portugal. Cada música à sua maneira. É difícil dizer alguma em específico, mas acho que escolhia o verso do Sam The Kid naquele projecto chamado Diversidad.”

 


[Batida] António Variações – “É Pra Amanhã”

“Sem pensar muito e, correndo o risco de parecer preguiçoso por várias razões, vem-me logo o Variações à cabeça: ‘É Pra Amanhã'”.

 


[DJ Glue] Zeca Afonso – “Filhos da Madrugada”

 


[Scúru Fitchádu] Paus – “Bandeira Branca”

 


[DJ Ride]

“Uma música não conseguia, mas talvez fizesse um mashup com Stereossauro, Holly, Razat, Boss AC, Legendary Tigerman, Slow J, Fuse e Gisela João. Soa bem?”

 


[Francis Dale] Amália – “Foi Deus”

“Não penso que exista uma só canção que exprima toda a história de um povo. Isso não cabe em palavras muito menos numa só música. No entanto existe uma música que, para mim, cristaliza o sentimento de ser Português. Intitula-se ‘Foi Deus'”.

 


[Allen Halloween] “S.O.S Mundo”

“O melhor de Portugal, ou o melhor de cada um de nós, é o amor que temos ao próximo. Eu escolheria então a música ‘S.O.S Mundo’. Esta música, para mim, é como se fosse uma carta de amor escrita com o meu sangue. Uma carta dedicada, não apenas a este cantinho onde vivemos, mas a todo o mundo. Logo, se eu tivesse de escolher uma música MINHA que representasse o melhor de Portugal, seria a ‘S.O.S Mundo'”.

 


pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos