pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/09/2024

Um retrato da música de protesto em forma de livro.

Canções de Liberdade: A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974) chega às livrarias para a semana

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/09/2024

É já na próxima semana, a 24 de Setembro, que chega às lojas o livro Canções de Liberdade: A Política Cantada em Portugal e no Mundo (1964-1974), selado pela editado pela Editorial Caminho. No dia 28 de Setembro, a obra será apresentada na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, pelo jornalista Nuno Pacheco.

Por entre as páginas deste livro encontra-se um retrato da música de protesto. A canção de intervenção em Portugal será alvo de um particular foco, mas lança-se também um olhar a todos os cinco continentes, analisando a forma como a música serviu de veículo para vários movimentos sociais e políticos durante as décadas de 60 e 70 num tomo que se divide em duas partes.

O arquiteto da Câmara Municipal de Lisboa e professor universitário Jorge Mangorrinha, co-autor de Portugal 12 Pts. Festival da Canção (2018), assina o Lado A, que oferece uma reflexão alargada sobre a produção musical e fonográfica feita na época e o tipo de conquistas que esta nos trouxe para o presente. O Lado B ficou entregue a Abel Soares da Rosa, marketeer na IBM Portugal durante 36 anos e autor de vários livros sobre música — indo dos Beatles e dos Rolling Stones a Zeca Afonso —, que aqui apresenta uma lista de 50 músicas (portuguesas mas não só) ligadas à revolução de 25 de Abril de 1974.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos