pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/04/2023

Com os aliados de sempre, mas agora em nome próprio.

“Black Classical Music” é o tema-título do primeiro álbum a solo de Yussef Dayes

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/04/2023

O próximo trabalho de Yussef Dayes já tem data de edição marcada e “Black Classical Music”, o seu primeiro single, já pode ser ouvido.

Depois de ter despontado ao lado de Kamaal Williams em Yussef Kamaal, o baterista britânico inscreveu o seu nome num um par de interessantes discos que nos ajudam a mapear os sons do jazz moderno, What Kinda Music (em parceria com Tom Misch) e Welcome To The Hills (onde foi líder de um trio composto também por Charlie Stacey e Rocco Palladino). Com selo Brownswood Recordings, Black Cassical Music será a sua estreia num LP a solo que contará com a participação de alguns convidados e que vai ser editado no dia 8 de Setembro.

Na primeira e homónima faixa do alinhamento, hoje dada a conhecer em jeito de antecipação do projecto, colaboram Charlie Stacey no piano, Venna no saxofone, Rocco Palladino no baixo e Alexander Bourt nas congas e percussão. Ao todo serão 18 as composições compiladas em Black Cassical Music e a lista de músicos invocados para contracenar com Dayes estende-se a gente como Shabaka Hutchings, Chronixx, Theon Cross ou Tom Misch. Nas notas que acompanham o lançamento no Bandcamp, o multi-instrumentista londrino questiona-se, em discurso directo, sobre a verdadeira essência do jazz:

“O que é o jazz? De onde veio a palavra? Concebido em Nova Orleães, nascido no seio do Rio Mississipi, estabelecido no ventre das culturas sul americanas e africanas. A continuação da linhagem de Miles Davis, Rahssan Roland kirk, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong — música que está sempre a evoluir e que é desprovida de limites quanto ao seu potencial.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos