pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Elisabet Encina
Publicado a: 23/12/2021

Entre a farra do perreo e os derrames da electrónica.

BAIUCA, Ms Nina e Tarta Relena passam pelo Musicbox nos primeiros meses de 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Elisabet Encina
Publicado a: 23/12/2021

Se já compraram as vossas agendas o próximo ano, há neste momento três datas no Musicbox que devem desde logo assinalar: Ms Nina (5 de Fevereiro), BAIUCA (19 de Fevereiro) e Tarta Relena (3 de Março) são as três propostas musicais internacionais de maior relevo no arranque da programação de 2022 do clube lisboeta.

Para a cantora argentina Jorgelina Torres, actualmente sediada em Espanha e mais conhecida no mundo das artes como Ms Nina, este tratar-se-á de um regresso à sala de espectáculos do Cais do Sodré, ela que em 2018 integrou o evento de três dias que assinalou o 12º aniversário do Musicbox. Apesar do enorme sucesso além-fronteiras, o álbum de estreia, Perreando por Fuera, Llorando por Dentro, só veria a luz do dia em 2019, a tempo de se tornar numa das travessuras da noite de Halloween desse ano programada para o bracarense Theatro Circo, prontamente testemunhada pelo Rimas e Batidas. O anúncio de uma nova vinda de Ms Nina ao nosso país acontece na ressaca da edição do seu segundo projecto pela Universal Music Spain, Sabrosura, cujo principal single, “Sensaciones”, tratou de equacionar um sample de um clássico dos The Isley Brothers — as reformulações a “Between the Sheets” alcançaram o seu expoente máximo em “Big Poppa“, de Notorious B.I.G. — no contexto do neoperreo, um dos desvios mais alucinantes da estética do reggaeton.

Depois de despontar em nome próprio com um LP de synth-pop Antagonasia, o músico e produtor galego Alex Casanova investiu algum tempo no aperfeiçoamento da sua arte para ressurgir, um par de anos depois, sob o alter-ego BAIUCA. Munido de uma sonoridade electrónica em que tradição e futuro não vivem um sem o outro, o artesão da batida voltaria aos discos em 2018 com o tribal Solpor, entretanto sucedido este ano pelo ritual que é Embruxo, para o qual foram convocados alguns xamãs da música como Rodrigo Cuevas ou Xosé Lois Romero.

Apesar de se tratar de uma estreia no palco do Musicbox, as Tarta Relena estiveram até em Lisboa no passado mês de Setembro pela mão do MIL. Poucos dias após o gnration ter anunciado um concerto da dupla catalã, formada por Helena Ros e Marta Torrella, para o dia 4 de Março, surge agora a confirmação de uma segunda dose de experimentalismo pop na capital portuguesa um dia antes de subirem para Braga. Na bagagem para estas duas datas, a espanholas levam consigo Fiat Lux, o álbum com que nos presentearam no final da semana transacta.

Os bilhetes para estes três espectáculos estão à venda por 10/12 euros. E , ainda, concertos de Beautify Junkyards, Boogarins, The Parrots e Imarhan.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos