Pedro Mafama reserva grandes planos para 2021: o artista lisboeta vai lançar o álbum de estreia pela Sony Music Portugal no primeiro semestre do próximo ano.
O título, Por Este Rio Abaixo, pisca o olho a uma obra intemporal do cancioneiro nacional. Num comunicado, Mafama explica o seu significado:
“O título do meu disco de estreia baseia-se num clássico da música popular Portuguesa, o álbum de Fausto Bordalo Dias, prestando-lhe homenagem ao mesmo tempo que lhe dá uma ligeira carga de ombro para seguir o seu próprio caminho, e apontar na direção contrária de Por Este Rio Acima. O meu disco aponta para ‘baixo’ porque a minha viagem sonora ruma sobretudo para Sul, reconstruindo as pontes que ligam a nossa música à dos nossos parentes afastados Árabes, e ao legado Africano que se sente nas nossas cidades e que em tantos momentos da história já contagiou a nossa tradição musical.
Ao som de vozes afadistadas em auto-tune, coros digitais, guitarras sintéticas com bombos e baixos que fazem tremer os vidros das casas antigas da Graça, Mouraria e Alfama, somos arrastados Rio Abaixo e não Acima, à medida que a cidade que conhecíamos se afunda debaixo dos nossos pés – e nós, ou nos agarramos a alguma coisa e partimos em busca dos nossos sonhos, ou nos deixamos afundar aqui com ela.”
Em Abril deste ano, o cantor e produtor assinou um potencial hino para a época de isolamento social com “Não Saio“. Apesar de não contar com mais nenhum lançamento em nome próprio em 2020, Pedro Mafama colaborou no LP de estreia de PEDRO e, mais recentemente, trocou versos com Mike El Nite e esteve ao lado de Branko no maravilhoso DJ set que o mentor da Enchufada protagonizou na Serra da Estrela. O primeiro single de Por Este Rio Abaixo é esperado para o arranque de 2021.