O regresso do RESPIRA! ao Theatro Circo está quase aí: entre os dias 5 e 7 de Maio, a sala bracarense recebe concertos de Abdullah Ibrahim, Sofiane Pamart, Macha Gharibian, Christine Ott e La Chica. Também há uma instalação artística de Diamanda Galás e uma masterclass de Luís Figueiredo na programação.
O destaque maior vai para a apresentação do pianista sul-africano, uma lenda viva do jazz que, por exemplo, trabalhou com pesos pesados como Duke Ellington, John Coltrane, Don Cherry, Ornette Coleman, Max Roach, Cecil Taylor e Archie Shepp. O músico de 87 anos, “o Mozart da África do Sul” segundo Nelson Mandela, tem um percurso riquíssimo que se estende dos Jazz Epistles, grupo que também contava com o trompetista Hugh Masekela, a Solotude, o seu mais recente álbum, editado em 2021 pela Gearbox Records, passando ainda pela criação de um hino que ficou na história do activismo anti-apartheid (“Mannenberg“) com o pseudónimo Dollar Brand.
Dois dias antes, na estreia da edição deste ano do ciclo, o foco cai em cima do pianista que caiu no goto dos rappers francófonos. Pamart, que se apresentará pela primeira vez em Portugal, fez dois álbuns com o rapper belga Scylla, colaborou com os franceses Koba LaD (“Matin“), Dinos (“Frank Ocean“) e Vald (“Journal Perso II“) e, pelo caminho, impôs-se enquanto estrela do mundo clássico — “LETTER” (2022) confirma-o.
Em 2019, o Rimas e Batidas marcou presença para assistir a espectáculos de Alfa Mist, Lonnie Holley, Kathryn Joseph e Lubomyr Melnyk.