pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Sara Mercier/João Alkmim
Publicado a: 07/02/2023

Para reactivar os cinco sentidos.

A romaria de Bandua continua em Abril, no Lux Frágil

Texto: ReB Team
Fotografia: Sara Mercier/João Alkmim
Publicado a: 07/02/2023

O duo Bandua, formado por Bernardo D’Addario e Edgar Valente, volta à estrada em 2023 com mais uma paragem, confirmada para o Lux Frágil, a 20 de Abril. Os bilhetes já estão à venda e custam 15 euros.

Depois da presença assinalada no Festival da Canção 2023 com “Bandeiras”, a dupla impulsionadora do cruzamento de universos que define por “tugastep” dá continuação ao roteiro que levou o homónimo disco em digressão pelo país. Banduaconsiderado pela redacção do ReB um dos melhores discos concebidos em território nacional no último ano, resulta do encontro das raízes rurais da Beira Baixa com as influências da música electrónica cosmopolita — da música popular portuguesa ao dubstep londrino. 

Sobre esse primeiro longa-duração do par de artistas beirenses, que ainda tem caminho por percorrer na agenda deste ano — desde logo na comemoração dos 10 anos do gnration, no mesmo mês —, escreveu-se por aqui:

“Parece simples, mas só o é na aparência: o que há de comum entre quem vive ou viveu numa aldeia da Serra da Estrela, cantando o quotidiano, e quem está num clube de música eletrónica, de uma grande metrópole, dançando num espaço urbano e coletivo? Na própria forma da música que construíram, Tempura e Edgar Valente mostram-nos que, se nos concentrarmos no essencial, pode haver tudo em comum entre esses dois mundos. Nesse sentido, este é um álbum que quebra as fronteiras, largamente artificiais, entre o ‘cosmopolitismo’ e o ‘tradicionalismo’, o ‘campo’ e a ‘cidade’, o ‘rural’ e o ‘urbano’, o ‘passado’ e o ‘futuro’, o ‘local’ e o ‘global’, o ‘particular’ e o ‘universal’. É nesse gesto que a música ganha toda a sua profundidade e relevância.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos