pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/11/2021

Ao vivo, a cores e fora dos manuais.

A História do Hip-Hop Tuga vai contar-se, mais uma vez, na Altice Arena

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/11/2021

No dia 19 de Março de 2022, o hip hop português (ou, pelo menos, parte dele) volta a tomar conta de uma das maiores salas do país, a Altice Arena, em Lisboa, para relatar, começando em 1994 e terminando no presente, a cronologia dos acontecimentos que nos trouxeram até aqui.

Dos DJs Nel’Assassin, Bomberjack, Kronic, Cruzfader e Glue aos MCs Dillaz, Capicua, Nenny, Ace & Presto, Nerve, Holly Hood, T-Rex, Sam The Kid, Julinho KSD, Keso e, entre muitos outros, Chullage, passando ainda por grupos de b-boys como 12 Makakos ou Momentum Crew e writers como Nomen, o cartaz “procura levar ao público uma leitura das páginas da história do hip hop pelos olhos dos seus maiores artistas, que nos contarão e mostrarão, através da sua arte incomparável, da sua irreverência, e do seu olhar do mundo e da vida, os ritmos e a alma do hip hop — um estilo e uma arte que nem sempre dispôs dos mesmos palcos e da mesma voz do que outros estilos mais tradicionais.”

A maior surpresa para o próximo ano é a confirmação do brasileiro Gabriel O Pensador, que também esteve, mesmo que se tenha tratado de algo não-programado, na Ericeira. “Ele editou disco de estreia em final de 1992, álbum que foi distribuído pela Sony em Portugal e foi a primeira vez que tanto rappers como público conseguiram ver um trabalho de rap a ser editado em português. E foi um sucesso na altura. Isso acabou por fazer com que a Sony tomasse a decisão de investir no Rapública, que trouxe o primeiro grande hit do hip-hop tuga”, explicou Vasco Ferreira (da FADED) em declarações à Lusa, acrescentando: “Existe uma cadeia de acontecimentos que nos levou a convidar o Gabriel para fazer parte desta história e também demonstrar-lhe com gratidão aquilo que ele fez por esta cultura em Portugal”.

O evento é apresentado pela Super Bock e vai para a sua terceira edição. Os bilhetes podem ser comprados aqui. O Rimas e Batidas marcou presença na primeira, no Sumol Summer Fest, em 2017, e na segunda, no Parque das Nações, em 2019.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos