7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[IDK] “Once Upon a Time” feat. Denzel Curry

2018 foi o ano das colaborações para IDK. O rapper de Maryland alinhou ao lado de nomes como Saba, Joey Bada$$, A$AP Ferg, Russ, Powers Pleasant ou Domo Genesis, aproveitando o resto do tempo para doar versos a alguns nomes novos no game como forma de benção de boas-vindas.

Depois de se ter mostrado no formato de longa-duração em 2017 — IWASVERYBAD teve algumas contribuições surpreendentes, como são os casos MF DOOM, Swizz Beatz ou Del The Funky Homosapien — IDK deu continuação aos lançamentos em 2018 através de um projecto colaborativo. IDK & FRIENDS :) juntou sete temas, nos quais o rapper conta com a preciosa ajuda de Maxo Kream, Wale, Rico Nasty, Domo Genesis ou Denzel Curry, este último seu parceiro no videoclipe de “Once Upon a Time” — o título aponta ao duplo LP Once Upon a Time in Shaolin dos Wu-Tang Clan, bem como a escolha de indumentária por parte de Curry, que recupera a esquemática de cores predilecta do supergrupo nova-iorquino. A homenagem, como não poderia deixa de ser, é feita ao som do boom bap, colocando IDK de volta ao registo através do qual se tornou notável, servido pela dupla australiana Finatik N Zac, mais conhecida pelo trabalho desenvolvido para A$AP Rocky.

 


[Uno] “Nada De Novo”

O desinteresse de Uno pelo actual estado da cultura hip hop em Portugal levou-o a destacar “Nada De Novo” enquanto primeiro videoclipe, assinado pela Uppercut Inc., de Sebastião Santana, da era O Caminho Mais Difícil. O segundo álbum de originais por parte do MC e produtor lisboeta saiu ontem por intermédio do seu Consultório. Em “Nada De Novo”, Uno testa os métodos mais populares entre as tendências rap no YouTube para o seu vídeo, como que a “forçar” um aumento das suas views, e acaba com o carro riscado no processo, tornando a peça numa espécie de lição kármica.

 


[Puro L] “Quem Me Dera” @ OHME SESSIONS

Na procura de uma nova forma para veicular a sua arte, Puro L trouxe as OHME SESSIONS no arranque de 2019. A série foi pensada para gerar 12 episódios, um por mês, e coloca o rapper num formato intimista, mostrando-o ao público no seu verdadeiro habitat, o home studio. ThePlanBeats é quem cede a batida para o episódio-piloto, que serve para dar a conhecer um novo tema de L – “Quem Me Dera” é uma viagem no tempo que relembra o início de carreira do rapper.

 


[Jam Baxter] “Bodyslam”

“Bodyslam” é o tema escolhido para o quinto videoclipe da saga Touching Scenes, uma das malhas mais poderosas do disco editado pela High Focus em Novembro. Chemo, peso-pesado da produção hip hop britânica e seu parceiro em projectos como .​.​.​so we ate them whole ou Mansion 38, é quem volta a servir o MC mais mórbido do plantel da editora liderada por Fliptrix.

 


[Locksmith] “Rederik”

Davood Ali Asgari mergulhou a fundo nas suas raízes iranianas e na situação política vivida nos EUA para delinear os versos presentes em Ali. O mais recente álbum do rapper aterrou nas lojas em Dezembro, seis meses após No Question, um projecto que o levou a dividir o protagonismo com o produtor Apollo Brown, da Mello Music Group. “Rederik” é o mais recente single do disco e o primeiro a surgir após a sua edição — “Clouds”, “Gimme A Sec” e “Prison” foram as faixas que anteciparam Ali.

 


[Tobe Nwigwe] “AGAINST THE GRAIN” feat. Madeline Edwards

Entrada com o pé direito em 2019 por parte de Tobe Nwigwe, que regressou à sua dieta de singles com este “AGAINST THE GRAIN”. O rapper de Houston editou os álbuns The Originals e More Originals no ano passado, projectos que o firmaram enquanto um dos mais acrobáticos MCs a manter debaixo do radar e o levaram a figurar em cyphers para a BET e Sway In The Morning, ou a ser destaque em publicações como a Mass Appeal.

 


[Egyptian Lover & Peanut Butter Wolf] Mixtape LA @ Boiler Room

Dose dupla de DJ sets para terminar o primeiro episódio da rubrica deste ano. A Boiler Room curou a segunda sessão das Mixtape LA e contou com dois convidados de peso. De um lado, Egyptian Lover demonstrou a paixão que nutre pela electrónica arcaica e as suas primeira ligações à música pop; do outro, Peanut Butter Wolf escolheu algumas pérolas obscura soul e funk, não sem antes convidar Prophet a agarrar o microfone, ele que editou um disco de regresso no ano passado pela Stones Throw.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)