7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[JPEGMAFIA] “Thug Tears” @ A COLORS SHOW

Veteran chegou-nos no arranque de 2018 e não é por acaso que continua a estar na ordem do dia na Internet. JPEGMAFIA tem estado activo e a lançar música de forma regular nos últimos três anos e finalmente acertou na fórmula quando apresentou o terceiro LP de originais. Não se admirem de ver Veteran entre as sugestões para as quais as principais publicações vão apontar nesta época de balanços, disco dentro do qual consta este “Thug Tears”, que levou o rapper de Nova Iorque até ao A COLORS SHOW, uma “missão cumprida” que pode agora riscar da checklist, anunciou no Instagram.

Depois de cancelada a digressão europeia, que o faria actuar por duas vezes em Portugal, JPEGMAFIA voltou a surgir nos nossos radares por integrar o luxuoso alinhamento que o Primavera Sound leva até Barcelona. Vamos juntar-nos numa petição para que a NOS faça a ponte e leve o artista até à edição portuense?

 


[A$AP Rocky] “Tony Tone”

Nova Iorque é o pano de fundo escolhido por A$AP Rocky para um passeio de bicicleta que serviu para ilustrar o seu novo videoclipe. O videoclipe para o quinto single de Testing é realizado por HidJi Films, em nome da AWGE, e conta com aparições de A$AP TyY, A$AP Twelvyy e A$AP Illz.

Rocky tem estado particularmente activo no último mês: “Tony Tone” é o quarto vídeo da sua autoria a surgir no YouTube, sucedendo a “Gunz N Butter”, também extraído de Testing, e “Sundress”, um novo tema solto. O rapper de Harlem está neste momento a preparar a quarta edição do Yams Day, que acontece em Brooklyn, já no mês de Janeiro, e vai juntar Rocky, Ferg, Twelvyy ou Ski Mask The Slump God no mesmo cartaz.

 


[DJ Muggs] “Balance” feat. Meyhem Lauren

Depois de esgotar todas as versões em vinil de Día Del Asesinato, DJ Muggs juntou-se à Tuff Kong Records para uma “edição diamante” do seu último projecto em nome próprio. Apesar de conter menos duas faixas do que o original, a reedição especial de Día Del Asesinato vem com uma nova capa e conta ainda com dois temas inéditos, um dos quais este “Balance”, que o volta a juntar a Meyhem Lauren, um dos seus parceiros favoritos entre a nova geração de MCs.

 


[Homeboy Sandman & Edan] “Rock & Roll Indian Dance” @ Dungeon Sessions

Apesar de não contar com uma regularidade certa, as Dungeon Sessions têm acolhido alguns dos nomes mais sonantes da cultura beat norte-americana que vão editando os seus trabalhos na prestigiada Stones Throw, tal como são os casos de Anderson .Paak, Knxwledge, Mndsgn, Samiyam ou Kiefer. Homeboy Sandman também já tinha protagonizado o seu próprio episódio na rubrica, mas regressa agora acompanhado de Edan, com quem dividiu Humble Pi recentemente — o disco de estreia da dupla esteve em destaque no Rimas e Batidas e levou Rui Miguel Abreu a sonhar com o seu sucessor na crítica que publicámos, tal foi o gosto em saborear esta primeira amostra.

 


[Smif-N-Wessun] “Let It Go”

9th Wonder não esqueceu o clássico break dos Parliament e proporcionou-nos um regresso à golden age na batida que assinou para este “Let It Go”. O tema serve como primeiro avanço de The All, o disco de regresso de Tek e Steele, membros do emblemático colectivo Boot Camp Clik, que está previsto para aterrar no mercado no arranque de 2019. Além do lendário 9th Wonder, também Hi-Tek, Nottz e Khrysis integram a ficha técnica do disco.

 


[MIKE] “PRAYERS” feat. Medhane

Em “The Mint”, de Some Rap Songs, Earl Sweatshirt pediu a MIKE para “ter calma,” depois de ter coleccionado um primeiro shout-out em “Nowhere2go”. O rapper de Nova Iorque tem estado implacável e não se vai despedir de 2018 sem antes oferecer um quarto trabalho. “PRAYERS” é a primeira amostra de War in My Pen, o segundo LP do ano para MIKE, e tem Medhane enquanto convidado. Navy Blue, que formou dupla com Earl em “The Mint”, também vai estar ao lado do jovem rapper no projecto que sai a 21 de Dezembro.

 


[Flohio] Live @ Boiler Room – LOW HEAT London Fashion Week

“10 More Rounds” já garantiu a Flohio o prémio de Melhor Novato Urbano nos Music Video Awards, que aconteceu em Outubro, no Reino Unido, e teve Childish Gambino como grande destaque. Segue-se o BBC Sound2019 na agenda da MC de Londres, que vai ter de disputar com outros nove newcomers de peso, como são os casos de Rosalía, slowthai ou Octavian.

Flohio lançou este ano o EP de estreia Wild Yout e colaborou com L-Vis 1990, Modeselektor ou, mais recentemente, Cadenza e Clams Casino, no single “Pounce”. A MC foi também destaque no A COLORS SHOW e na Vogue, escolhida por Naomi Campbell enquanto uma de “10 mulheres que estão a mudar o futuro.”

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)