pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/01/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/01/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tierra Whack] “SHOWER SONG”

Parece saído de WHACK WORLD, mas na verdade vai integrar o alinhamento de WORLD WIDE WHACK. O colorido vídeo de Alex Da Corte aliado aos versos sobre o quotidiano que se estendem por pouco mais de um minuto de duração fazem lembrar o registo com que Tierra Whack se deu a conhecer ao mundo, e se é esse o feeling que a MC de Filadélfia pretende emular naquele que será o seu álbum de estreia, então está tudo certo. As rotinas do dia-a-dia de “SHOWER SONG” abrem caminho para WORLD WIDE WHACK, trabalho que sairá no dia 15 de Março e que, segundo a artista, terá uma componente visual muito forte, como é seu apanágio.


[Skepta] “Gas Me Up (Diligent)”

Um cartão de crédito que nunca é barrado num terminal de pagamento é o sonho de qualquer um e é esse o pedido que Skepta faz no arraque do seu novo single, “Gas Me Up (Diligent)”. Depois do EP relâmpago que o juntou a Ryder no final do ano passado, o rapper londrino volta a mostrar serviço para que os royalties não parem de pingar na sua conta bancária, desta vez com a promessa de algo maior que certamente terá influência no seu futuro ao nível das finanças: vem aí Knife and Fork, que embora não tenha uma data de lançamento definida é-nos apontado para breve. A julgar pela agenda de Skepta, que vai andar ocupado a rockar festivais na Europa e Estados Unidos da América entre Abril e Agosto, talvez o tão esperado sucessor de Ignorance Is Bliss nos chegue aos ouvidos ainda durante o primeiro trimestre do ano.


[Manga Saint Hilare & MoreNight] “Alarm Bells” feat. P Money & JME

Enquanto Skepta está ocupado a planear um novo grande capítulo na sua discografia, o seu irmão mais novo, JME, mostra-se mais preocupado em mostrar serviço em faixas alheias, exibindo todas as suas credenciais enquanto Grime MC, estatuto que virou LP em 2019. Depois de assistir os novatos House of Pharaohs em “New Era”, o veterano volta a dar a mão a um nome menos conhecido da praça, Manga Saint Hilare, e protagoniza um verdadeiro encontro de lendas em “Alarm Bells”, já que os seus versos se cruzam com os de P Money, outro histórico do game britânico. O tema entra nas contas de Everything Is Under Control, longa-duração que Manga Saint Hilare lançará a 16 de Fevereiro e que tem produção integral de MoreNight.


[Boldy James & Nicholas Craven] “No Pun Intended”

Nem demos pela sua chegada por entre a azáfama do arranque do novo ano, mas Penalty of Leadership já está na mira para uma escuta mais atenta. Boldy James e Nicholas Craven voltaram a unir esforços em disco no passado dia 12 de Janeiro e a soma dos seus talentos deu origem a 11 novas tracks de drumless hip hop pautado por versos gélidos. Uma dessas trilhas é “No Pun Intended”, que virou destaque durante a semana que passou graças ao videoclipe realizado pelos Digggers.


[Megan Thee Stallion] “HISS”

Toda a “Cobra” faz “HISS”. Ao segundo avanço do seu próximo álbum, que será o primeiro a ser lançado pela sua própria Hot Girl Productions, Megan Thee Stallion não se conteve nas palavras e aponta o dedo àqueles que usam o seu nome para se tornarem relevantes. Quem se terá sentido picada foi Nicki Minaj, que respondeu à suposta diss track em tempo recorde através de “Bigfoot”. Beefs à parte, “HISS” é um dos grandes bangers deste arranque de 2024 e faz crescer água na boca relativamente ao sucessor de Traumazine.


[Erick the Architect] “Instincts” feat. WESTSIDE BOOGIE

Já não é novidade para ninguém que Erick the Architect se está a fazer à pista sozinho. O rapper e produtor que integra o trio nova-iorquino Flatbush Zombies tem estado a antecipar o seu LP de estreia a solo com vários singles desde o último trimestre do ano passado e “Instincts” é o quarto nessa lista. Depois de amealhar convidados como Joey Bada$$, Channel Tres e George Clinton nas amostras anteriores, desta vez é assistido por WESTSIDE BOOGIE no caminho que o levará até I’ve Never Been Here Before, obra que vê a luz do dia a 23 de Fevereiro.


[Isaiah Rashad] Cilvia Demo Live @ Spotify Ten

Sentimos que estamos a ficar velhos quando vemos os nosso projectos favoritos a alcançar marcas redondas. 2014 parece que foi ontem, mas a verdade é que já passaram 10 anos desde que Isaiah Rashad se estreou em disco com Cilvia Demo, um importante tomo na história da Top Dawg Entertainment no pós-good kid, m.A.A.d city, o trabalho que catapultou Kendrick Lamar e a editora californiana para a ribalta. A convite do Spotify, o rapper que rubricou The House Is Burning em 2021 deslocou-se até às estúdios da gigante do streaming e, ao longo de quase 30 minutos, interpretou algumas das canções que fizeram parte do seu primeiro longa-duração acompanhado por alguns músicos, aproveitando para deixar algumas palavras ao seu público por entre as faixas.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos