pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/03/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/03/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Hit-Boy & The Alchemist] “Slipping Into Darkness”

Já vai perto das 400 mil reproduções em apenas três dias. E não é para menos, já que Hit-Boy e The Alchemist adoptaram um formato pouco (ou nada) usual, com este “Slipping Into Darkness” a servir de tela para ambos trocarem rimas e batidas. O conceito é fácil de entender: enquanto um produz, o outro o outro adorna o instrumental com versos, e os papeis a invertem-se ao “intervalo”. THIRDEYERAZ assina o videoclipe para o tema que vale por dois e nos deixa a imaginar possíveis sequelas — já só pensamos o quão lindo seria se o “alquimista” contracenasse com Madlib ou Havoc dentro dos mesmos moldes…


[cityboymoe] “skyblue”

Nestas andanças desde 2018, cityboymoe conta com alguns singles editados e já trabalhou com gente como Joy Orbison ou Mustafa. Apesar desse historial, a falta de discos em seu nome fazem de dele um dos mais underrated a militar no panorama britânico, como podemos atestar nesta contagiante nova faixa, “skyblue”, que teve Aaronorage e Samo enquanto produtores. R&b doce e estética clubista enchem-nos os ouvidos de mel e colam-nos os pés à pista de dança.


[Jordan Ward] “FAMJAM4000”

Não menos dançável é este “FAMJAM4000”, um tema que já havia passado por esta rubrica na semana passada, quando a versão que estava no YouTube era apenas a do visualizer. Jordan Ward, um nome a despontar nos terrenos do r&b e da neo-soul, trocou-nos as voltas com o lançamento do videoclipe (na sua forma mais tradicional) para uma das canções mais sonantes do seu último FORWARD e, embora se evite ao máximo a repetição, vimo-nos forçados a voltar a colocar “FAMJAM4000” de novo em destaque por cá, tal é a rotação que lhe temos dado neste ameno fim de Inverno.


[Lola Brooke] “So DISRESPECTFUL”

Levantou as primeiras ondas há um par de anos quando, em conjunto com Billy B, ergueu o dedo do meio e nos avisou para “Don’t Play With It“. Lola Brooke é uma MC de Brooklyn, Nova Iorque, e integra os quadros da Team Eighty Productions, editora da qual também faz parte Reefa Music, que lhe produziu este seu novo “So DISRESPECTFUL” através de uma parceria com Gyard. O single é um óptimo showcase para o pengame e a atitude de vencedora desta emergente artista, capaz de ombrear com algumas das mulheres mais poderosas do game.


[Eem Triplin] “LET YOU KNOW” feat. $NOT

Oriundo de Johnstown, Pennsylvania, conta já com quase uma década de militância no hip hop. Ao longo do seu trajecto, editou vários EPs e temas avulso, entre os quais se destacam “AWKWARD FREESTYLE“, “JUST FRIENDS?” ou “LOUIE V“. Com potencial para se tornar num marco ainda mais sonante do seu catálogo, “LET YOU KNOW” foi mostrado ao mundo no final do ano passado e contou com a colaboração de $NOT, um nome a quem temos prestado especial atenção nesta coluna. Passados quatro meses, Omar Jones assinou a peça visual que acompanha este rap fantasmagórico no YouTube.


[Eddie Fresco & Gizmo] “Bass In The Room”

Eddie Fresco é um rapper de Malta e também um dos fundadores do 215Collective. Foi sob a alçada desse selo que PERUCKA, um álbum cozinhado a meias com Gizmo, viu a luz do dia, no passado dia 10 de Março. Sem grandes truques, o LP é mais uma ode ao movimento rapcore, que tem os $UICIDEBOY$ ou Ski Mask the Slump God enquanto principais vozes, e deu agora origem ao primeiro videoclipe, para a descarga de frequências graves que é “Bass In The Room”.


[Smino] “Wyoming (Freestyle)”

Smino é um homem ocupado e está neste momento em digressão com JID, um dos maiores talentos da Dreamville, ainda na ressaca do lançamento do seu último disco, Luv 4 Rent. Nestas alturas mais intensas de promoção e actuações ao vivo, todo o tempo é pouco e o pouco que existe é demasiado precioso para se desperdiçar. “Wyoming (Freestyle)” é um reflexo disso mesmo, uma canção orelhuda que, segundo aponta na descrição da peça, foi criada juntamente com Monte Booker, Naz e Hmsh enquanto o autocarro onde seguia a sua comitiva se viu obrigado a suspender a rota devido a uma tempestade de gelo. Sem querer desejar mal a ninguém, não nos importávamos nada que a sua travessia pela América do Norte se deparasse com mais um ou outro solavanco…

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos