pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/03/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/03/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Brian Brown] “Trillville”

O campo é de basebol, a bola é de basquete e joga-se tanto com os pés como com as mãos. Não há regras em “Trillville”, mais recente single de Brian Brown — rapper “raro como um Mr. Clean com cabelo” que nos acena a partir de Nashville, Tennessee —, que assenta numa produção de KRASHMAXX e nos remete para o mesmo ambiente de descontrolo verbal que assistimos para os lados de Vince Staples. A faixa integra o alinhamento de Two Minute Drill, o curta-duração com que nos brindou logo em Janeiro deste ano.


[Che’ Noir] “Veracruz” feat. 7xvethegenius

Duas das mais certeiras MCs do panorama underground juntam-se em “Veracruz” e descarregam o maior número de munições possível em apenas dois minutos de som. Contrariando a norma, é a convidada 7xvethegenius quem surge em cena em primeiro lugar, abrindo o caminho para um dos versos mais implacáveis alguma vez assinados por Che’ Noir, ela que na sexta-feira passada se colocou à prova dos instrumentais de Big Ghost Ltd em Noir Or Never.


[Jordan Ward] “FAMJAM4000”

Cultura hip hop, estética indie rock e radio friendly grooves fazem de Jordan Ward um dos nomes mais tentadores para anteciparmos o que pode vir a ser o futuro da canção r&b. É sobre ele que recaiu a escolha de JID e Smino para a abertura dos concertos da sua Luv Is 4Ever Tour, que desde Janeiro tem andado por toda a América do Norte e apanhou agora a edição de FORWARD, o primeiro álbum do emergente artista que pertence às fileiras da Interscope Records, que aterrou nas plataformas digitais na última sexta-feira. Apesar de se tratar de um visualizer, não há como resistir ao bater do pé e ao rosto ensolarado de Jordan Ward nesta “FAMJAM4000”.


[Montell Fish] “Hotel 2”

Experiência a experiência, vídeo a vídeo, Montell Fish passou de inocente “menino de coro” a figura de culto entre o universo YouTube. Depois da tracção ganha na famosa plataforma que alimenta esta coluna, o cantautor de Pittsburgh é agora um discreto trendsetter a militar na esfera r&b, muito por causa de JAMIE e Her Love Still Haunts Me, os dois discos que assinou ao longo de 2022. Pouco badalado nas páginas dos media, mas altamente requisitado no mercado do streaming, é no seu mais recente EP que encontramos “Hotel”, canção que em apenas meio ano já leva uns generosos 84 milhões plays no Spotify. Novamente fugindo à tentação de fintar visualizers, não há como negar os arrepios provocados por este “Hotel 2”, uma versão mais despida daquele que é já o segundo tema mais popular de sempre de Montell Fish.


[Clairmont The Second] Full Circle

Igualmente inventivo, mas sem o mesmo alcance do colega acima, Clairmont The Second continua a dar provas de que a sua arte é certified fresh e vai para além da música. Em estreia absoluta no papel de realizador de uma curta-metragem, é da sua cabeça que surgem os contornos para a versão cinematográfica de Full Circle, inspirado pelo conjunto de quatro faixas dado a conhecer em Agosto passado.


[KAM-BU] “LIVE-O”

Depois da estreia do single no final de Fevereiro, o videoclipe chegou-nos na última quinta-feira: Rawtape conduz KAM-BU por uma floresta psicadélica na peça que ilustra “LIVE-O”, o primeiro lançamento a solo do rapper londrino em 2023, ele que já tinha dado uma mãozinha a p-rallel em “Evening Time“. Aguarda-se agora pelo sucessor de Black On Black, o trabalho que apresentou KAM-BU enquanto artista capaz de canalizar o legado da cena urbana inglesa num registo sónico que se consegue colar ao presente.


[6LACK] “Since I Have A Lover”

Andrew Donoho assume a responsabilidade de trazer de volta a cara de 6LACK ao YouTube. E este “Since I Have A Lover” vem, desde já, como uma certeza: é também esse o título do tão aguardado sucessor de East Atlanta Love Letter, cuja data de edição está a ser apontada para o dia 24 de Março. Os cinco anos que separam os dois discos não foram, no entanto, uma travessia no deserto para o cantor de Atlanta, que aproveitou para se envolver em colaborações com Denzel Curry, Isaiah Rashad ou J. Cole e em iniciativas da editora cujas cores defende, a LVRN, como os dois volumes de Home For The Holidays ou o cypher em parceria com a RapCaviar.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos