pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/09/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/09/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Joyner Lucas] “Backwords Part 2” @ Funk Flex

Funk Flex não esqueceu o conceito que, há sete anos, esteve na base de “Backwords” e desafiou Joyner Lucas a usar o mesmo raciocínio sobre uma nova letra. “Então, tu queres um ‘Backwords Part 2’?”, procurou confirmar o rapper, antes de debitar não uma mas duas letras, primeiro cantadas na sua forma natural e, depois, interpretadas ao contrário. Não há smartphone ou bloco de notas que faça frente à forma como Lucas viaja mentalmente pelas suas rimas, ajustando-as na hora de mudar o sentido e sem nunca descuidar na vertente técnica.


[Central Cee] Freestyle @ L.A. Leakers

Outro freestyle digno de registo aconteceu na costa oposta, com um dos estúdios da Power 106, de Los Angeles, a receber Central Cee para a entrada número 149 da rubrica L.A. Leakers Freestyle. O artista de Londres aproveitou a oportunidade de se aproximar do mercado norte-americano para educar os ouvintes relativamente ao calão britânico, numa altura em que a cultura urbana do seu país está novamente em altas no que toca a índices de exportação.


[ALMA ATA] “UM DIA”

O final da semana passada trouxe-nos novidades de ALMA ATA. A banda formada por Pedro Carvalho, Miguel Afonso e Tomás Sequeira acenou-nos com uma trilogia de EPs em 2021 e tem agora este “UM DIA” como primeiro lançamento do ano. A espera por mais temas não será longa, já que o trio tem em mãos o seu álbum de apresentação, ALMA//ATA, com edição apontada já para esta sexta-feira, dia 16 de Setembro. Maria Barroco é autora do videoclipe que acompanha “UM DIA”, enquanto Zé Poças fica encarregue da masterização do disco.


[Alizzz] “Que pasa nen”

Alizzz pega nos exemplos de Rosalía e de Estopa para falar da grandeza cultural de Baix Llobregat, região da Catalunha cujas cores também ele defende. “Que pasa nen” é, por isso, um hino cantado integralmente em catalão que pretende elevar a moral de todos aqueles que representam zonas periféricas e necessitam de medir forças com a “burguesia intelectual” dos grandes centros urbanos. Esta é a primeira canção nova do espanhol desde que, no ano passado, venceu três GRAMMYs latinos (devido às suas várias prestações em El Madrileño, de C. Tangana) e lançou Tiene que haber algo más.


[Prodigy] “Walk Out” feat. DJ Premier

Já passaram cinco anos desde que Prodigy nos disse adeus. Com apenas 42 anos, o rapper de Nova Iorque deixou um vasto legado, tanto a solo como nos Mobb Deep, lendária dupla que formou com Havoc ao longo de mais de duas décadas. Um espólio que, ao que tudo indica, vai continuar a crescer mesmo na ausência de Albert Johnson, já que os seus representantes estão a tratar da feitura daquele que será o seu primeiro álbum póstumo. E é este “Walk Out”, que tem a produção de um não menos lendário DJ Premier, o tema serve de avanço relativamente a uma nova entrada na série de he Hegelian Dialectic, intitulado de Book of Heroine e com edição prevista para o dia 30 de Setembro.


[Pink Siifu & Real Bad Man] “Pour the Wine” feat. Peso Gordon & Chuck Strangers

Ainda nem há um mês, Pink Siifu andava por digressão na Europa a promover um LP de 2020, NEGRO, mesmo que já com um novo trabalho a solo nas ruas — e nós entrevistámo-lo no arranque dessa aventura, antes de o apanharmos em Lisboa pela primeira vez. Sem grandes previsões de que GUMBO’! se venha a manifestar em palco com a mesma intensidade, o MC norte-americano investe noutras frentes, como esta parceria que estabeleceu com o produtor Real Bad Man e da qual vai surgir Real Bad Flights, um conjunto de nove faixas que vai registar aparições de vários convidados. Depois de Boldy James ter auxiliado a dupla em “Looking For Water”, são Peso Gordon e Chuck Strangers os featurings escolhidos para o segundo single a ser extraído do projecto que chega a 16 de Setembro.


[Black Soprano Family] “Pandemic Flow” feat. Conway the Machine & Cory Gunz

Chefiada por Benny The Butcher, a Black Soprano Family não esquece DJ Shay e dedica-lhe aquela que é a segunda compilação do grupo. Long Live DJ Shay saiu durante a semana passada e trouxe novamente à ribalta os nomes de Heem, Loveboat Luciano ou Rick Hyde, este último o carniceiro que representa a nova crew de Buffalo no arranque de “Pandemic Flow”, faixa que conta com o contributo de Conway the Machine e Cory Gunz, dois amigos do colectivo que, há dois anos, se estreou pelas mãos de DJ Drama numa mixtape.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos