pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/07/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/07/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Loyle Carner] “Hate”

Diz-se por aí que Loyle Carner tem um novo tema com produção de Madlib a ser cozinhado, ele que já havia recorrido ao artesão californiano para a batida de “Yesterday“. Dois anos passaram desde esse primeiro single pós-Not Waving, But Drowning e o MC inglês volta a mostrar música nova numa altura em que se encontra a preparar o terceiro álbum. Nick Mills, Earl Saga e kwes. são os produtores creditados em “Hate”, cujo videoclipe tem a assinatura do próprio Loyle Carner, em parceria com Greg Hackett.


[Paris Texas] “cyanide” feat. cryogeyser

As flechas que perfuram a cara de Louie Pastel no vídeo de “cyanide” podem muito bem representar as atenções redobradas que pairam em torno dos Paris Texas, o projecto que divide com Felix. A dupla estreou-se em 2021 com BOY ANONYMOUS e, no mesmo ano, ainda compilou mais cinco faixas em Red Hand Akimbo, ferramentas de propaganda face a uma nova camada sónica que vai buscar adeptos tanto ao hip hop como ao rock e punk de cariz DIY. “cyanide” é a primeira amostra do grupo em 2022 e foi criada em colaboração com os cryogeyser, uma banda do circuito indie de Los Angeles.


[Danger Mouse & Black Thought] “Because” feat. Joey Bada$$, Russ & Dylan Cartlidge

Quantos somos a aguardar pela chegada de Cheat Codes? É já daqui a um mês — dia 12 de Agosto, mais precisamente — que Danger Mouse e Black Thought editam o primeiro disco colaborativo e o cheiro a psicadelismo sob a forma de rap já se começa a fazer notar. Depois do break stoner que conduziu as rimas do rapper dos The Roots em “No Gold Teeth“, o par evoca agora o espírito do yacht rock no mais recente avanço desse tão esperado LP, na companhia de Joey Bada$$, Russ e Dylan Cartlidge.


[DOMi & JD BECK] “TAKE A CHANCE” feat. Anderson .Paak

Se Anderson .Paak te estende a mão, não há como recusar. DOMi & JD BECK nem estava propriamente a precisar de grandes manobras publicitárias — galgaram terreno por si mesmos, como já demos conta aqui — mas aproveitam o convite endereçado pelo autor de Ventura para se juntarem à sua APESHIT Inc. e gerar um burburinho extra em torno do seu futuro, que se resolverá muito em breve. Os dois músicos editam o primeiro álbum, NOT TiGHT, no dia 29 de Julho e contam com o seu novo patrão a dar voz ao seu novo single, “TAKE A CHANCE”.


[ANKHLEJOHN] “I MISS YOU”

Foi a partir das mãos de LOOK DAMIEN! que se fizeram os cenários pantanosos onde ANKHLEJOHN e Da$h se cruzaram no ano passado, em HONEY SWEETER THAN BLOOD. Em “I MISS YOU”, o beatmaker de Washington, D.C., serve apenas o dínamo da Shaap Records, eles que vão estender o formato de dupla ao álbum THE DEAD DONT DIE, previsto para aterrar algures durante o próximo Outono.


[GERM] “WONT GO, CANT GO”

É um dos nomes de maior culto dentro da G59 Records, a casa editorial fundada pelos $UICIDEBOY$, grupo com quem tem vindo a colaborar nos últimos anos. Em 2020 lançou The Hijinx Tape e mostrou que o horrorcore ainda respira, através de temas como “Hellcat”, “Cookies” ou “7 Hunna Horses”. Em contraste com as temperaturas que temos sentido em Portugal, GERM atravessa um COLD SUMMER no regresso aos lançamentos em nome próprio — o curta-duração saiu no dia 1 de Julho e não registou quaisquer convidados.


[DUDZ LECTER] “LINGO LINGO” feat. Majestade (prod. ToszeBeats)

Foi graças à Cactu Lab que os nossos destinos se cruzaram com a música feita por artistas brasileiros como GÁBE ou alã. Agora com uma turma mais solidificada, são vários os nomes emergentes que têm despontado a partir do catálogo da label. Um dos mais activos neste último par de anos é DUDZ LECTER, ele que em 2020 assinou o EP Dezert e esteve em destaque na semana passada a propósito deste novo “LINGO LINGO”, um tema que tem o rapper Majestade a segurar o segundo verso e foi criado com base num instrumental de ToszeBeats.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos